O Programa Onde Moras divulga nesta segunda-feira (21), às 17h30, no Sincoval, um estudo que identifica a origem dos menores infratores na faixa de 12 a 18 anos e os presos comuns de 18 a 25 anos, em Londrina, e a sua relação com o ambiente em que foram criados.
A pesquisa foi realizada ao longo de três meses, através do quadro de psicólogos e assistentes sociais do CIAADI - Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator, Educandário de Londrina e Casa de Custódia de Londrina, nos próprios locais de atuação desses profissionais.
O juiz da VEPE - Vara de Execução Penal de Londrina, Roberto Ferreira do Vale, teve acesso preliminarmente ao estudo e, diante dos dados verificados, está encaminhando a pesquisa ao Departamento Penitenciário do Paraná com a solicitação de que o questionário da mesma possa ser aplicado igualmente nos demais estabelecimentos prisionais do Estado.
Leia mais:
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
Para a divulgação do estudo nesta segunda-feira foram convidados os deputados federais da bancada Norte do Paraná, a secretária estadual do menor, Thelma Alves de Oliveira, o prefeito municipal Nedson Micheletti, os vereadores de Londrina, o juiz da VEPE, Roberto Ferreira do Vale, a promotora da Vara da Infância e Juventude, Édina de Paula, a promotora do Meio Ambiente de Londrina, Solange Vicentin, e o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, coronel Joacyr José da Silva, o delegado-chefe da 10ª Subdivisão de Londrina, Sérgio Luiz Barroso, entres outras autoridades, além de representantes das entidades da sociedade civil.
O engenheiro Maurício Costa, coordenador do Onde Moras, observa que "ao longo dos 10 anos de atuação do Programa em diversos bairros de Londrina, notou-se uma significativa mudança no perfil das famílias atendidas e também das comunidades, resultando em forte redução no índice de criminalidade desses locais". Ele observa ainda que situação semelhante ocorreu com a intervenção da Cohab-LD para a erradicação de grande número de barracos nos Jardins João Turquino e Maracanã.
O Sincoval fica na Rua Governador Parigot de Souza, 220, próximo ao Centro Cívico.