Faleceu na madrugada desta terça-feira (8), aos 83 anos, o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), João Féder. O corpo será velado a partir das 13 horas, no Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba, onde será sepultado às 17 horas. Advogado, jornalista, radialista, professor e autor de várias publicações, Féder foi conselheiro do TCE por 33 anos e presidente da instituição por três vezes (1969, 1980 e 1981). Exerceu, também as funções de corregedor-geral e vice-presidente em várias oportunidades.
Fora da área pública, dentre os diversos cargos que ocupou estão o de diretor dos jornais "O Estado do Paraná" e "Tribuna do Paraná" (jornal que criou, planejou e colocou em circulação), diretor da "TV Iguaçu" (Canal 4, de Curitiba), diretor da "TV Tibagi" (Canal 11, de Apucarana) e diretor, para o Paraná, da Fundação Cásper Líbero.
Féder foi também professor do curso de Comunicação Social da PUC-PR (cadeira de "Rádiojornalismo") e da cadeira de "Ética e Legislação de Imprensa" do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) por mais de 30 anos.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Atuação
Natural de Campo Largo, Féder se formou em Direito pela UFPR. Foi fundador e presidente do Instituto Rui Barbosa, órgão de estudos que congrega todos os Tribunais de Contas do país, e membro da Academia Paranaense de Letras Jurídicas. Também coordenou a Cátedra da Unesco "Por Uma Cultura da Paz", da UFPR, e foi conferencista do II Seminário Internacional para uma Cultura da Paz (Argentina).
É autor de dez livros, a maioria tendo como tema o combate à corrupção, o correto uso do dinheiro público e questões relacionadas à comunicação social: "Da Extinção da Pena de prisão nos Crimes de Imprensa", Imprensa da Universidade Federal do Paraná, 1965; "A Universidade e a Comunicação", Imprensa Oficial do Estado, 1982; "Crimes da Comunicação Social", Editora Revista dos Tribunais, São Paulo, 1987; "O Controle do Dinheiro Público", Editora Âmbito Cultural, Rio de Janeiro, 1988; "O Estado e a Sobrevida da Corrupção", Tribunal de Contas do Estado do Paraná, 1994; "Erário, o dinheiro de ninguém", Tribunal de Contas do Paraná, 1997; "Estado sem Poder", Editora Max Limonad, São Paulo, 1997; "Vertentes do Dinheiro Público", Tribunal de Contas do Paraná, 1999; "PA BO KAI TAN GAN KINO", Editech Editoração Eletrônica, 2000 e "Gutenberg & Eu", Post Comunicação, 2010.
Teve, ainda, artigos publicados em jornais do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e revistas nacionais e estrangeiras, notadamente na Alemanha. Detentor de mais de uma centena de medalhas e condecorações, João Féder era cidadão honorário da cidade de Carrolton, Texas, Estados Unidos. Foi paraninfo, patrono e nome de turma de inúmeras formaturas da UFPR.