Dezenas de japoneses idosos trabalharam hoje (07/06) durante todo o dia na montagem de estandes e preparativos para a Casa Japão, nome atual da 41ª Exposição Agrícola da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel), que será aberta nesta sexta-feira para o público e prossegue até o dia 17 no Centro de Exposições e Eventos, zona sul de Londrina. Os voluntários, quase todos imigrantes que vivem na cidade desde a década de 40, além de ajudar na organização, vão estar envolvidos em algum tipo de atividade da feira. A Casa Japão tem estandes agrícolas, atrações gastronômicas e culturais. São esperados cerca de 100 mil visitantes.
Um dos voluntários mais animados, Jorge Kataoka, 83 anos, transportou o tambor japonês para uma espécie de templo montado no centro de um pavilhão. Ele explicou que o instrumento, chamado de taikô, é tradicional na cultura japonesa e tem cerca de 1.500 anos. Natural de Hokaido, Kataoka imigrou para o Brasil há 15 anos, aprendeu a tocar o taikô sozinho e hoje ensina vários alunos. O instrumento de percussão é tocado em cerimônias religiosas, festividades (matsuri) e shows artísticos.
Os estandes e a praça da alimentação da Casa Japão estarão abertos ao público a partir da 18 horas. Às 21h30 haverá uma apresentação de Bon Odori, tradicional dança folclórica japonesa de agradecimento pelas colheitas e culto aos antepassados, de 2.600 anos. O ingresso custa R$ 3,00. Menores de 10 anos não pagam. Estudantes com carteirinha e maiores de 65 anos pagam meio ingresso. O estacionamento custa R$ 5,00 é cobrado à parte.
Leia mais:
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
* Leia mais em reportagem de Maranúbia Barbosa na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta sexta-feira