A Força Aérea Brasileira (FAB) retomou na manhã desta segunda-feira (23) as buscas pelo piloto paranaense Daniel Martins Alves, de 55 anos. Ele partiu de Novo Progresso (PA) na última quarta-feira (19) com destino a Telêmaco Borba e desde então a família não teve mais contato.
Desde sexta-feira (21) a FAB procura pela aeronave matrícula PR-JHR, modelo Cirrus SR22. A ação coordenada pelo Salvamento Aeronáutico Amazônico (Salvaero) mobiliza cerca de vinte militares e uma aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Avião (2º/10º GAV), Esquadrão Pelicano, especializado em Busca e Salvamento.
Aeronave empregada nas buscas
A FAB explicou que a aeronave segue um padrão de buscas em que são delimitadas áreas de varredura e toda a operação é acompanhada via satélite pelo Salvaero Amazônico, no Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Trafego Aéreo (CINDACTA IV), em Manaus (AM). Enquanto a tripulação do SC-105 atua nas buscas, os militares do Salvaero procuram informações que possam nortear a missão, tais como sinal de rede telefônica, informações de moradores da região e contatos com familiares.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Área delimitada para buscas na última sexta-feira
O avião SC-105 Amazonas da FAB cobriu uma área de 313 km² e voou 8h50 na região próxima à Novo Progresso (PA) na sexta. No sábado foram 8h de voo e buscas em uma área de 1.186 km². No domingo o SC-105 percorreu 1.910 km² durante 10h28. A FAB informou que as buscas hoje serão concentradas na região da Serra do Cachimbo.
Imagem satélite do padrão de busca empregado
Daniel estava no Pará para ver uma fazenda. No plano de voo, o piloto deveria passar em Rondonópolis para reabastecimento antes de seguir viagem até o Paraná. Ele é diretor de um hospital em Telêmaco Borba.