Em entrevista ao Canal Rural e ao programa Globo Rural, na terça-feira, o governador Roberto Requião voltou a afirmar que o Porto de Paranaguá não vai exportar soja transgênica e que a fiscalização da Secretaria da Agricultura está sendo reforçada neste ano.
Requião informou que o Paraná tem 380 mil propriedades rurais e, segundo o Ministério da Agricultura, 574 agricultores assinaram o Termo de Responsabilidade e Ajustamento de Conduta para plantar soja transgênica.
No entanto, o Ministério se nega a identificar esse produtores alegando "segredo comercial", o que força o Governo a reforçar a fiscalização. Para o governador, a Medida Provisória que permite que a soja transgênica colhida na safra 2004/2005 seja comercializada até o dia 31 de janeiro de 2006 não oferece segurança nenhuma aos agricultores.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Sobre o transporte de sementes geneticamente modificadas pelo Estado, o governador esclareceu que "não está e nunca esteve proibido o transporte da soja transgênica, desde que ela esteja lacrada, segregada, identificada e o destino não seja o Paraná".
Informações da AEN