O tempo nublado e chuvoso fez os motoristas anteciparem a volta do Carnaval nesta terça-feira (4) nas principais rodovias que cortam o Paraná. Tanto na BR-277, entre Paranaguá e Curitiba, como na BR-376, que liga o litoral de Santa Catarina à capital paranaense, o tráfego já é até cinco vezes maior do que o registrado em dias normais. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apesar das filas, não ocorreram interdições.
Segundo balanço da Ecovia, aproximadamente 37 mil veículos devem subir a Serra do Mar pela BR-277 até o final da noite. Por volta das 18h30, o pico era de 2,7 mil veículos por hora, sendo que a média da estrada é de cerca de 500 carros a cada 60 minutos.
Já na BR-376, a Autopista Litoral Sul informou que a expectativa era que 47 mil veículos circulassem pelo trecho ao longo do dia, um acréscimo de 45% em relação aos dias úteis. No final da tarde, o fluxo chegou perto de três mil carros por hora. Em dias normais, entre 900 e mil veículos trafegam pela via a cada 60 minutos.
Leia mais:
Nova lei elimina reteste e permite reagendamento gratuito de exames no Detran em 30 dias
Região Sul do Brasil tem previsão de tempestade para o final de semana
UEM divulga edital para a contratação de 65 professores por meio de teste seletivo
BR-376 em Sarandi será interditada para obra de novo viaduto no domingo
Na BR-101, o movimento maior ocorre nas regiões de Garuva (para quem sai de Guaratuba) e Palhoça, enquanto no Contorno Leste (BR-116) os pontos de retenção se concentram na chegada à capital. Ambos os sentidos (São Paulo e Foz do Iguaçu) da BR-116 não apresentam problemas.
Mão Única - O tráfego nas estradas do Estado também deve ser alto no início da manhã de quarta-feira (5). As concessionárias e a PRF dizem que o movimento nesta época só é comparável ao do feriado de Réveillon.
Conforme a Ecovia, entre 8h e 13h acontece a Operação Mão Única na PR-407 (que dá acesso a Pontal do Paraná). Os motoristas que subirem dos balneários para a BR-277 ganharão uma faixa adicional. Já os que seguirem em direção ao litoral poderão transitar apenas em uma faixa.