Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fogo destrói vegetação rasteira na Serra do Mar

Ellen Taborda - Folha do Paraná
04 out 2001 às 19:05

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O incêndio na Serra do Mar destruiu uma área de aproximadamente 40 mil metros quadrados. O fogo começou na tarde de quarta-feira e já estava controlado na manhã desta quinta. Fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) devem se deslocar até o local para descobrir as causas do incêndio.

A área atingida fica no topo de um morro localizado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, entre as BRs 277 e 376. Para apagar o fogo não foi necessária a ação direta do Corpo de Bombeiros, que acompanhou a evolução do incêndio à distância durante a noite. Segundo o capitão Luiz Moreira, do Corpo de Bombeiros de São José dos Pinhais, a região é de difícil acesso. "Não poderíamos arriscar a vida dos soldados numa operação dessas à noite." Num sobrevôo feito na região pelo IAP e Defesa Civil pela manhã, foi constatado que o incêndio já tinha se extinguido.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O coordenador de Biodiversidade e Florestas do IAP, José Tadeu Motta, classificou o incêndio como de pequenas proporções. O fogo atingiu a vegetação campestre e vassoural, que é composta de arbustos com até um metro de altura.

Leia mais:

Imagem de destaque
O golpe tá aí...

Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'

Imagem de destaque
Em 177 colégios

No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta

Imagem de destaque
Pedido não foi acatado

Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega

Imagem de destaque
Edição 2025

Unespar aplica provas do vestibular neste domingo


O IAP estava definindo uma equipe para se deslocar até a região. Eles farão uma inspeção para descobrir se o incêndio foi ou não criminoso. Segundo o capitão Moreira, a maior probabilidade é de que o fogo tenha começado por intervenção humana. "Como não choveu ontem, não é possível pensar que um raio tenha atingido o morro. Então a chance do homem ter provocado o incêndio é de cerca de 90%."

Publicidade


Fábrica - Um incêndio na tarde desta quinta-feira destruiu parte de uma fábrica de carrocerias, também em São José dos Pinhais. O proprietário, Nelson Méier, não sabia estimar os prejuízos.


O fogo, que começou no início da tarde, atingiu um canto do barracão e destruiu quatro máquinas para beneficiamento de madeira e um semi-reboque frigorífico. Os bombeiros foram chamados e não tiveram muita dificuldade para combater o fogo. As causas do incêndio ainda não são conhecidas.

Quinze pessoas trabalhavam no local. Méier contou que o susto foi grande. "Poderia ter sido muito pior se os bombeiros não chegassem logo pois nós lidamos com o gás poliuretano, que é combustível."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo