Uma frente fria avança pela Região Sul do país e, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, ela encontra um ambiente já instável no Paraná devido ao excesso de umidade na atmosfera, ocasionando chuva hoje (13), em todas as localidades.
Chove desde as primeiras horas nos setores oeste, sul e ao longo do dia nas demais regiões, com mais intensidade à tarde, principalmente na capital e no litoral. Há risco de temporais associados a um volume elevado de chuvas, raios e rajadas de ventos. O Simepar alerta para o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de encostas.
Em Santa Catarina, a previsão também é de temporais em todas as regiões. Da faixa oeste ao litoral sul, o risco é de temporal e granizo isolado. A Defesa Civil alerta que as pessoas devem ficar atentas a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a suas residências e inclinação de postes e árvore. É recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Leia mais:
Nova lei elimina reteste e permite reagendamento gratuito de exames no Detran em 30 dias
Região Sul do Brasil tem previsão de tempestade para o final de semana
UEM divulga edital para a contratação de 65 professores por meio de teste seletivo
BR-376 em Sarandi será interditada para obra de novo viaduto no domingo
No Rio Grande do Sul, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o dia hoje deve permanecer nublado a parcialmente nublado no sul do estado. Nas demais regiões ocorrem pancadas de chuva que devem ser fortes em áreas isoladas do noroeste e norte.
Dos 81 municípios gaúchos atingidos pelas enchentes, 53 já declararam situação de emergência. As regiões mais afetadas são Vale do Taquari, Rio Pardo, Central e Serra. Desde o dia 3 de janeiro, de acordo com a Defesa Civil, as chuvas no estado afetaram 303.276 pessoas, deixaram 2.732 desalojadas e 2.860 casas foram danificadas.