O frio chegou forte ao sul do Brasil nesta quarta-feira (26), com os termômetros registrando mínimas negativas em alguns municípios. Além das baixas temperaturas, o destaque é a sensação térmica, que está bem mais baixa por causa dos ventos.
Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, em Palmas, no sul do Paraná, a mínima registrada foi de -2,4°C, porém, em função dos ventos, a sensação chegou a -5,9°C.
De acordo com a meteorologista Ana Beatriz Porto, apesar de estarmos no início da primavera, quando se espera temperaturas mais elevadas, esse tipo de instabilidade é comum. "A gente teve no fim do inverno um pouco de calor, de temperaturas mais amenas, e por isso aconteceu essa mudança mais brusca", explicou.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Na Capital, a mínima para esta quarta-feira é de 3ºC e a máxima de 15°C. Já em Londrina a mínima é de 9°C, com os termômetros podendo chegar a 21°C ao longo do dia.
Guarapuava (0°C), Cascavel (4°C), Foz do Iguaçu (4°C) e Ponta Grossa (2°C) também registraram temperaturas baixas no início desta manhã.
A partir de sexta-feira (28), os termômetros devem subir gradativamente, com o deslocamento da massa de ar frio para a região Sudeste do Brasil. "Essa condição de instabilidade deve permanecer por mais uns dois ou três dias e depois as temperaturas começam a aumentar", afirmou a meteorologista. (Atualizada às 9h20)