O ex-chefe do Departamento de Material e Patrimônio do Instituto de Saúde do Estado do Paraná (Isep), Sidnei Guetten, negou que tenha desviado lotes do detergente especial da marca Endozime. Ele diz que foi vítima de armação.
Em entrevista à Folha pelo telefone, o ex-chefe do Demp disse que vai apresentar sua defesa na próxima semana. "Estou com a consciência tranqüila", afirmou, alegando que foi alvo de uma retaliação depois de se recusar a cumprir ordens superiores.
Guetten foi apontado em sindicância interna da secretaria como suspeito de autorizar a saída ilegal do Endozime dos estoques da Secretaria da Saúde do Estado, que controla o Isep. Ele disse que não teve amplo direito de defesa. Relatou que ao voltar de férias, soube que havia um sindicância contra ele. "Até hoje nunca fui intimado como réu. Apenas sempre fui convidado a depor", disse.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
O lote 2135 do detergente que desapareceu dos estoques da secretaria foi repassado à empresa Star Artigos Médicos e Hospitalares Ltda., de Curitiba. A Star ganhou licitação e revendeu o produto no dia 9 de maio deste ano à Prefeitura de São José dos Pinhais. A empresa Profilática, representante oficial do produto, informou que o lote vendido pela Star à prefeitura é o mesmo que saiu dos estoques da Secretaria de Saúde do Estado.
Um documento obtido pela Folha mostra uma contradição no processo de licitação feito entre a Prefeitura e a Star. Na especificação do produto, o nome do detergente que a empresa relaciona não é Endozime, mas "Enzitec".
"Do ponto de vista administrativo, é uma irregularidade", diz uma autoridade que está investigando o caso e prefere não se identificar. A reportagem tentou novo contato ontem à tarde com Gercino Elias Gessele, proprietário da Star. Nas duas ligações, as recepcionistas informaram que ele não estava sendo encontrado na empresa.
O representante da empresa Profilática, Eridon Pereira de Araújo, disse que ficou surpreso ao constatar que a Star venceu a licitação em São José dos Pinhais com um produto que só poderia ser comercializado legalmente pela Profilática.
A empresa é a representante oficial do detergente no Brasil. O Endozime é fabricado nos Estados Unidos. É um detergente especial que funciona por meio da ação de enzimas para esterelizar ambientes hospitalares e combater possíveis infecções.