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Consulta pública

Gestão terceirizada de escolas no Paraná divide opiniões entre professores, alunos e pais

Simoni Saris - Grupo Folha
01 jul 2024 às 08:45

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- Roberto Custódio
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Embora a terceirização de gestão escolar de uma série de unidades de ensino da rede estadual deva ser implementada a partir do próximo ano letivo, dentro dos estabelecimentos de ensino sobram dúvidas sobre os critérios utilizados para a escolha das 204 escolas públicas incluídas na lista de privatização, sobre como esse processo se dará, na prática, e, principalmente, sobre as suas consequências na área pedagógica.


O governo estadual promete ouvir a comunidade escolar. A consulta pública já tem data definida para começar, será a partir de 20 de outubro. Mas o receio é que esse mecanismo de participação social criado para garantir maior transparência às decisões tomadas pela administração pública sirva apenas para cumprir uma formalidade. A proposta ocorre no âmbito do projeto Parceiro da Escola.

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Na área de abrangência do NRE (Núcleo Regional de Educação) em Londrina, nove escolas estão na lista da terceirização. Cinco em Londrina, uma em Cambé, uma em Ibiporã, uma em Porecatu e uma em Prado Ferreira. 

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Em Londrina, foram selecionados o Colégio Estadual Professora Cleia Godoy Fabrini da Silva, no Jardim Tarobá 1 (zona sul); Colégio Estadual Professora Kazuco Ohara, no Jardim Bandeirantes (zona oeste); Colégio Estadual Professora Ubedulha Correia de Oliveira, no Conjunto Luiz de Sá (zona norte); Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes, no Jardim Brasília (zona leste); e Colégio Estadual Doutor Willie Davids, na Vila Casoni (região central).

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OUTROS MUNICÍPIOS


Em Cambé, está na lista o Colégio Estadual Dom Geraldo Fernandes; em Ibiporã, o Colégio Estadual do Jardim San Rafael; em Porecatu, o Colégio Estadual Malvino de Oliveira e, em Prado Ferreira, o Colégio Estadual Júlia Wanderley.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


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Gestão terceirizada divide opiniões entre a comunidade escolar
Descubra os impactos da terceirização na gestão de escolas públicas no Brasil, incluindo opiniões de pais, professores e análises de especialistas.
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