O governador Ratinho Junior (PSD) decretou luto oficial de três dias no Paraná em razão do episódio de violência ocorrido na manhã desta segunda-feira (19) no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé (Região Metropolitana de Londrina).
Um ex-aluno entrou armado no colégio alegando que solicitaria o seu histórico escolar. Conforme as informações iniciais, ele disparou contra duas pessoas. Uma aluna de 16 anos morreu no local e outro aluno foi baleado e foi internado no Hospital Universitário de Londrina.
Os secretários de Segurança Pública e da Educação estão a caminho de Cambé para prestar todo o apoio necessário à comunidade escolar. O ex-aluno já foi detido e encaminhado para Londrina.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
"É um dia triste para todos os paranaenses. Um dia de luto e tristeza pelo que ocorreu na escola estadual de Cambé. Também quero me solidarizar com as famílias e toda a comunidade escolar", comenta Ratinho Junior. "Estamos aguardando a investigação para ver o que ocorreu. O professor que imobilizou esse ex-aluno passou por um treinamento recentemente e as forças policiais chegaram em apenas três minutos ao colégio depois do acionamento, o que evitou uma tragédia ainda maior".
"Toda nossa equipe está mobilizada para buscar ainda mais segurança para os nossos alunos, professores e toda a rede estadual de ensino", afirma.
Alerta
O MPPR (Ministério Público do Paraná), por meio do CAOPCAE (Centro de Apoio da Infância, Juventude e Educação), "alerta aos veículos de comunicação e à população em geral que não devem ser divulgadas imagens do atentado, das vítimas e do autor da violência, especialmente nas redes sociais. Como já observado em casos anteriores, tal divulgação pode estimular a ocorrência de novos ataques, além de prejudicar o trabalho de investigação dos órgãos de segurança pública, bem como fomentar um cenário de pânico social que pode ter graves consequências".
Atualizada às 14h05.
Repercussão
A ocorrência em Cambé repercutiu em diversas esferas no meio político. O presidente Lula, Flávio Dino - Ministro da Justiça e Segurança Pública, além da deputada federal Gleisi Hoffmann, e os senadores Sergio Moro e Flávio Arns se manifestaram por meio das redes sociais.
Recebo com muita tristeza e indignação a notícia do ataque no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no Paraná. Mais uma jovem vida tirada pelo ódio e a violência que não podemos mais tolerar dentro das nossas escolas e na sociedade. É urgente construirmos juntos um…
Publicidade— Lula (@LulaOficial) June 19, 2023
A violência do brutal ataque em uma escola estadual em Cambé causa indignação e pesar. O assassino foi preso, será julgado e condenado pelo crime bárbaro que cometeu. Como governador e pai a minha solidariedade aos familiares nesse momento de dor tão profunda. Paraná está em luto
— @ratinho_jr (@ratinho_jr) June 19, 2023
Hoje tivemos mais um ataque à escola, dessa vez em Cambé, no Paraná, uma menina morreu e outra criança foi baleada. Os tiros foram de um ex-aluno de 21 anos que foi preso. Muito triste essa cultura do ódio e violência, toda solidariedade às famílias das crianças.
Publicidade— Gleisi Hoffmann (@gleisi) June 19, 2023
Meu profundo pesar às famílias, alunos e funcionários do Colégio Helena Kolody, de Cambé, no Norte do Paraná. Vítimas devem ser lembradas, agressores punidos e esquecidos. Ainda estão sendo apuradas todas as informações sobre o ocorrido, mas deixo aqui minha solidariedade, neste…
— Sergio Moro (@SF_Moro) June 19, 2023
Mais um ataque brutal a uma escola, desta vez aqui no Paraná. As primeiras informações são de que dois alunos do Colégio Estadual Helena Kolody, em Cambé, foram baleados, sendo uma vítima fatal e outra em estado grave. O suspeito dos disparos foi detido.
— Flávio Arns (@FlavioArns) June 19, 2023
Conversei com o governador Ratinho, do Paraná, manifestando solidariedade e colocando o governo federal à disposição para auxiliar o governo do Estado, em face da tragédia em uma escola estadual.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) June 19, 2023