Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Governo admite fechamento de escolas

Israel Reinstein - Folha do Paraná
31 jan 2001 às 12:33

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Estadual de Educação pode diminuir o número de escolas no Estado. O gerente de Gestão e Infra-estrutura do órgão, Gerson Satio Ida, admitiu que a medida está enquadrada na resolução do governo nº 3651/2000, que estabelece novas categorias e tamanhos para as escolas. Os efeitos dessa resolução deverão afetar em especial as unidades rurais e do Norte Pioneiro, onde a taxa de crescimento populacional e a demanda escolar dos municípios vêm sendo negativas. Tudo depende de quantos alunos estarão matriculados quando iniciar o ano letivo.

Ida informou que o processo vai permitir que a secretaria reduza despesas. "Em épocas de vacas magras, é imoral desperdiçar o dinheiro do contribuinte", justificou. As escolas fechadas serão transferidas, por meio de convênio, para municípios ou instituições públicas. Assim, os gastos operacionais (luz, água e impostos) vão ser repassados a quem ficar com o colégio, aliviando o bolso da secretaria. "É uma economia prejudicial à qualidade de ensino", advertiu o deputado estadual Algaci Túlio (PTB).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No entanto, o superintendente da secretaria disse que o sistema de porte de escola prevê ainda remanejo do quadro funcional, com transferência do corpo administrativo e técnico das escolas pequenas para estebelecimentos médias. O maior impacto da reestruturação deve acontecer em 440 instituiçoes de ensino com até 160 alunos - três de Curitiba e 437 espalhadas pelo Interior.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto


Em função dessas mudanças, o deputado estadual Irineu Colombo (PT), presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, pretende convocar para próxima terça-feira uam reunião para avaliar a resolução. "O fechamento de escola fere o Estatuto da Criança e Adolescente, que determina que toda criança tem direito de frequentar a escola mais próxima de sua casa", disse.

Publicidade


No entanto, o superintendente da secretaria advertiu que o fechamento de uma escola só acontecerá em casos extremos, quando se comprovar a ociosidade da estrutura e dos funcionários do estabelecimento de ensino. "Mesmo nessas situações, os alunos não serão prejudicados, porque vão ser transferidos para um local próximo", disse. "Se a distância entre duas escolas de porte pequeno for maior que três quilômetros, as portas vão continuar abertas", afirmou, acrescentando que serão usados o bom senso e a razão nessas decisões.


A secretaria acredita que o tamanho ideal das escolas devem ser de mil alunos por unidade. "A idéia é contrária a realidade pedagógica, que mostra que em escolas pequenas a qualidade de aprendizado é melhor", afirmou o secretário de imprensa da APP-Sindicato, Miguel Angel Baez.

Até ontem, o governo não sabia qual será a economia com essa resolução. Os estudos das gerências de Recursos Humanos e Infra-estrutura não haviam sido fechados.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo