O Governo do Estado entregou uma nova aeronave ao Grupamento Policial-Resgate Aéreo (Graer) do Paraná durante solenidade de aniversário de um ano do grupo, realizada no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba. A entrega foi feita pelo secretário estadual da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar. O helicóptero modelo B4, soma-se a outras quatro aeronaves, usadas no policiamento e resgate em todo o Estado.
O secretário anunciou, em nome do governador Beto Richa, a compra de mais duas aeronaves nos próximos três anos. "Começamos a consolidação de uma das metas do governo que é o fortalecimento do Graer, com a entrega desta aeronave. O grupamento terá novas bases no interior, a primeira, prevista para Foz do Iguaçu, e duas novas aeronaves serão adquiridas", disse Almeida Cesar.
O grupamento é formado por 34 integrantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e por dois policiais civis, e conta com quatro helicópteros e um avião. Neste ano, o Graer passou a apoiar as ações das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Desde outubro do ano passado, foram 364 missões, 112 salvamentos e 184 ocorrências policiais.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
VÍNCULO – O grupamento passa a ser vinculado diretamente à Secretaria da Segurança Pública. "O grupo tem missão importante que é policiamento e fiscalização, mas tem outra muito mais importante, da ajuda humanitária, do resgate e salvamento, missões até agora com muito êxito, que tornam o Graer uma referencia no Brasil na atuação da aviação operacional aeropolicial", afirmou o secretário.
Para o comandante-geral da PM em exercício, coronel Júlio Ozga Nóbrega, os dados comprovam que, por mais que sejam equipamentos de alto custo manutenção, o investimento compensa, pelo salvamento de vidas. "Recentemente participei de um socorro aéreo a uma vítima levada de Guaraqueçaba ao Hospital de Paranaguá no litoral, no qual a participação do helicóptero foi decisiva para o salvamento daquela vida; isso foi feito em minutos, de carro poderia levar mais de uma hora", exemplifica Nóbrega.
AERONAVE - O helicópetro entregue na quinta-feira (27) custou pouco mais de R$ 6,9 milhões e foi adquirido com verba do Governo Federal, recebida pelo convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O Eurocopter EC-130, modelo B4, com matrícula PR-Bop, tem capacidade total para sete pessoas e pode ser adaptado para trabalho policial e aeromédico.