O Paraná vai implantar dois TecnoCentros centros tecnológicos especializados no desenvolvimento de empresas nas áreas de tecnologias da informação e comunicação. Uma unidade ficará em Curitiba e a outra em Londrina. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ramiro Wahrhaftig. O investimento será de R$ 10 milhões.
Parte dos recursos foi aprovada esta semana pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia. "Junto a esse apoio do Governo Federal, estaremos adicionando recursos do Governo do Estado e da prefeitura de Londrina, o que garantirá mais uma importante ferramenta para que o Paraná se consolide como segundo pólo de software e de telecomunicações", afirmou Wahrhaftig.
Em Curitiba, o novo centro tecnológico terá 14 mil metros quadrados e abrigará laboratórios, a sede da Rede TIC Paraná, a Universidade Eletrônica do Brasil, o Centro de Capacitação dos Professores da Prefeitura de Curitiba, um setor de pesquisa da Siemens, além de incubadoras e pré-incubadoras para a Universidade Federal do Paraná, Cefet, Pontifícia Universidade Católica e Fundação Getúlio Vargas. O empreendimento, a ser administrado pela Rede TIC Paraná, será do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
Leia mais:
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
O parque tecnológico de Londrina terá características semelhantes. A sede ficará num prédio, antes destinado para uma fábrica de refrigerantes. É uma área de 2.500 metros quadrados, que será dobrada com um segundo piso, onde funcionarão a Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina, a Incubadora Industrial de Londrina e toda a parte administrativa do TecnoCentro.