O secretário da Saúde, Gilberto Martin, e o presidente da Associação Médica do Paraná (AMP), José Fernando Macedo, anunciaram nesta terça-feira (20) parceria que será firmada nos próximos dias com as sociedades científicas da AMP para análise das demandas instituídas por medicamentos ou procedimentos a serem ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As sociedades científicas da entidade, dentro de 54 especialidades, irão fornecer subsídios técnicos para a tomada de decisão na questão dos medicamentos de alto custo, seguindo os critérios científicos dentro dos princípios da medicina baseada em evidências.
"Queremos garantir um atendimento de qualidade para os pacientes com medicamentos que ofereçam eficácia no tratamento e estejam em consonância com a política da Secretaria de Saúde. O apoio da AMP será de grande valia neste processo", disse Martin. Para Macedo, o trabalho em conjunto trará benefícios para a população. Segundo ele, a aferta dos medicamentos terá embasamento nos critérios técnicos já adotados pela Associação.
Leia mais:
Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia
Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença no Paraná
Assembleia Legislativa do Paraná aprova distribuição de medidor digital de glicose
Projeto de Lei prevê aporte de R$ 23 milhões na Ceasa
Para dar continuidade ao aprofundamento do assunto, Martin anunciou uma reunião que acontecerá nesta quinta-feira (22) com representantes da Secretaria da Saúde, Procuradoria Geral do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Conselho Regional de Medicina, Associação Médica do Paraná e do Conselho Regional de Farmácia. O objetivo inicial é fazer um diagnóstico sobre a demanda de medicamentos de alto custo e, posteriormente, buscar soluções conjuntas. (AEN)