Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) avaliaram nesta quarta-feira (28) os danos ambientais provocados por um acidente na BR-376 - a Rodovia do Café - próximo ao município de Mauá da Serra, que provocou a explosão de dois caminhões, um que transportava óleo diesel e outro óleo vegetal.
O acidente resultou no vazamento de aproximadamente 55 mil litros de óleo misturado (diesel e vegetal), que escorreu pela canaleta da rodovia e atingiu vegetação e um rio próximo ao local. Estima-se que oito mil litros tenham chegado ao rio, junto com a água utilizada pelos bombeiros para conter o fogo. O restante foi consumido pelo fogo.
Sob orientação dos técnicos, a empresa contratada pela seguradora das transportadoras para fazer a limpeza instalou barreiras de contenção no rio para evitar que o produto se alastrasse.
Leia mais:
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
A equipe do IAP fez coleta de água e do solo para avaliar o dano ambiental causado e deu prazo de 72 horas para limpeza do local. O material coletado foi encaminhado para análise no laboratório do IAP em Curitiba.