O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) concluiu e entregou, nesta quarta-feira (13), as licenças ambientais a dois empreendimentos, localizados nos municípios de Fazenda Rio Grande e Mandiritiuba, para atuarem no gerenciamento do lixo gerado por Curitiba e 14 municípios da RMC.
Foi emitida Licença de Operação (LO) para o empreendimento situado na Avenida Nossa Senhora de Aparecida s/n, em Fazenda Rio Grande e Licença de Instalação (LI) e para o empreendimento localizado no quilômetro 1,3 da BR116, em Mandirituba. Os dois projetos prevêem o recebimento máximo de 2.500 toneladas de resíduos sólidos urbanos/dia com no máximo 40% de resíduos não processados ou brutos. Os projetos incluem sistema de drenagem, remoção e tratamento de chorume e líquidos, sistema de monitoramento de águas subterrâneas e superficiais e instalação de poços de monitoramento do lençol freático.
"Os técnicos do IAP trabalharam intensamente no sentido de garantir que as normas e procedimentos ambientais para escolha de áreas apropriadas fossem cumpridos. Vale lembrar que, a partir da emissão da licença, o órgão ambiental irá fiscalizar o cumprimento de todas as condicionantes inseridas nas licenças", declarou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Ele lembrou que cabe ao Estado a fiscalização e normatização da instalação dos empreendimentos, da mesma forma que é responsabilidade do município a correta destinação e gerenciamento do lixo gerado.
A Licença de Operação (LO) de atividades potencialmente poluidoras é a última fase do processo de licenciamento ambiental. Antes da emissão da LO o solicitante requer junto ao IAP a Licença Prévia (LP) - parecer sobre a possibilidade da implantação da atividade no local pretendido - já a Licença de Instalação (LI), prevê a apresentação dos projetos ambientais, físicos e estruturais e a Licença de Operação (LO) prevê a verificação da implantação dos projetos apresentados na LI (com AEN).