Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

IAP determina prazos para explicações da Petrobras

Israel Reinstein - Folha do Paraná
19 out 2001 às 20:35

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) deu um prazo de 72 horas para que a Transpetro, subsidiária da Petrobras, apresente um boletim de ocorrência com detalhes do acidente. Além disso, a empresa terá mais 30 dias para encaminhar um diagnóstico e avaliação dos danos ambientais causados pelo derramamento de cerca de 3,9 milhões de litros de nafta. Em cima dessas informações, deverão ser aplicada possíveis punições.

O secretário do Meio Ambiente, José Antônio Andreguetto, disse que no boletim de ocorrência o IAP vai solicitar à Transpetro a descrição minuciosa do acidente. Deverá ser indicado até ao fim da tarde de segunda-feira, o horário em que aconteceu o derramamento, quanto do produto vazou no mar e a quantidade que restou nos tanques do navio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Todos esses dados vão se juntar aos que estão sendo coletados pelo IAP, como a qualidade da água da região. Além desse levantamento, a Petrobras vai ser obrigada a realizar, em um prazo de um mês, o diagnóstico dos danos ambientais. A empresa terá que contratar técnicos que possam verificar se a nafta interferiu na fauna e flora local.

Leia mais:

Imagem de destaque
Hospital de Curitiba

MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente

Imagem de destaque
Veja os bairros

Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado

Imagem de destaque
Com 33 shows gratuitos

Zezé di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto estão entre as atrações do Verão Maior Paraná

Imagem de destaque
renovação das espécies

IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho


Todas essas informações podem servir para definir o valor da multa contra a Transpetro. Por enquanto, dentro do governo estadual não se fala sobre qualquer penalidade. Tudo porque a área atingida é federal, por isto seria da responsabilidade do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Inquérito - A Promotoria de Justiça de Paranaguá abriu um inquérito civil para apurar as causas do acidente do navio "Norman", que derramou 4 milhões de litro de nafta. A abertura do inquérito vai seguir o mesmo modelo do Ministério Público Federal. A promotoria requereu informações completas dos dirigentes das empresas Petrobras, Transpetro, Ibama e Agência Nacional de Águas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo