Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ibama vai apurar danos na fazenda de Antonina

Katia Michelle - Folha do Paraná
07 jun 2001 às 11:02

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vai criar uma comissão para apurar a extensão dos danos na Fazenda Bom Jesus, em Antonina (Litoral do Estado), com a retirada ilegal do palmito do local. A decisão foi tomada após conclusão do relatório dos procuradores do Ibama, José Batista Lima e Ronaldo Loer, de Brasília, que estiveram em Paranaguá no mês passado para acompanhar o inquérito aberto pela Polícia Federal. O inquérito aponta a conivência de funcionários do instituto na retirada e venda do produto.

Segundo laudo da Polícia Federal, 30 mil unidades de palmito teriam sido retiradas da fazenda desde setembro do ano passado. No entanto, o delegado Ronaldo Pianowski de Moraes, responsável pelas investigações, não descarta a possibilidade da extração ter sido maior. Para concluir o inquérito e indiciar os responsáveis pelo crime, o delegado precisa do laudo de extensão dos danos na fazenda.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O laudo será feito por essa comissão, que será formada, "de preferência", por profissionais que não estejam ligados ao instituto, conforme revela o procurador José Batista Lima. No relatório concluído pelo procurador, a partir de dados das investigações da Polícia Federal de Paranaguá, Lima aponta a necessidade de acelerar o processo de regularização da área. "Não basta apenas constatar a irregularidade, precisamos evitar que ela volte a acontecer", enfatiza.

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto

Imagem de destaque
Ano letivo de 2025

Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual


Uma sindicância para apurar essa possível ilegalidade foi instaurada por Antônio Luiz Melo, superintendente do Ibama no Paraná, mas como o próprio Melo é acusado no inquérito aberto pela Polícia Federal de envolvimento na retirada do palmito na Fazenda Bom Jesus, o instituto, em Brasília, não considerou as apurações da sindicância. Melo está afastado do cargo por problemas de sáude e deve retomar a função na próxima semana.


Desde que começaram as investigações da Polícia Federal, dez pessoas já foram presas. Foram apontadas como receptoras do produto, as empresas Floresta e Tropical.

A Fazenda Bom Jesus está sob administração do Ibama há três anos e sua finalidade ambiental ainda não foi definida. A comissão a ser criada pelo instituto pretende definir também a destinação da fazenda.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo