Três mil. Esse é o número de vagas que estará disponível a partir do fim do mês, quando começam as inscrições no concurso público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Desse total, 150 vão trabalhar no Paraná. Selecionados vão atuar como agentes de pesquisas e mapeamento. As contratações serão em caráter temporário, com duração de 12 meses, prorrogáveis por igual período.
As inscrições ficarão abertas de 30 de março a 13 de abril e poderão ser feitas pela internet, no site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). Quem preferir poderá fazer o requerimento em agências dos Correios, nos municípios onde houver vagas.
Leia mais:
Agências do Trabalhador do Paraná têm 21,7 mil vagas disponíveis
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
Em ambos os casos, será necessário pagar taxa de R$ 15. No formulário de inscrição, os candidatos deverão indicar a localidade onde desejam trabalhar.
De acordo com o IBGE, a remuneração dos agentes de pesquisas e mapeamento, para uma jornada de 40 horas semanais, será de R$ 600. Os contratados terão direito ainda a auxílios transporte e alimentação, além de férias e 13º salário.
Os novos agentes deverão identificar alterações na divisão político-administrativa do País, localizar e mapear seus acidentes geográficos e visitar domicílios e empresas, para investigar temas relacionados às pesquisas do instituto.
Pré-requisitos - Poderão concorrer candidatos com pelo menos 18 anos. Também é necessário: ser brasileiro nato ou português naturalizado, ter concluído o ensino médio, estar em pleno gozo dos direitos políticos e, no caso dos candidatos do sexo masculino, estar em dia com o Serviço Militar.
É vedada a participação de servidores da administração direta ou indireta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, de empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas e, ainda, de contratados temporariamente nos últimos 24 meses.
Com duração de quatro horas, a prova terá 60 questões de múltipla escolha sobre os cinco temas discriminados no edital: Língua Portuguesa (15 questões), Geografia (15), Raciocínio Lógico (dez), Conhecimentos Gerais (dez) e Noções de Informática (dez).
Serão eliminados os candidatos que não acertarem, pelo menos, uma questão de cada tema ou menos de 30% do total das questões. A prova será aplicada em 298 pólos, às 13h do dia 27 de maio. O gabarito oficial será divulgado no dia seguinte e o resultado final, em 26 de junho.