Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aguardado há anos em Londrina

ILS começa a funcionar em dezembro no aeroporto de Maringá, diz prefeitura

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
22 nov 2023 às 06:16
- Mileny Melo/PMM
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O aeroporto de Maringá (Noroeste) começa a operar, a partir de 28 de dezembro de 2023, o ILS (Instrument Landing System), sistema para auxiliar nos pousos e decolagens em dias de chuva ou nevoeiros. O equipamento vai melhorar a operacionalidade com orientações aos pilotos para aproximação da pista, o que evita o cancelamento de voos. A visibilidade mínima exigida para pouso será a reduzida de 2 mil metros em algumas situações para 1,2 mil metros e a altura de 78,6 metros para 39,60 metros, aproximadamente.


A carta de pouso por instrumento, que estabelece a visibilidade mínima exigida, foi publicada na terça-feira (21), pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Segundo o Airac (Regulamentação e Controle de Informação Aeronáutica), calendário internacional que estabelece as datas sobre novos procedimentos de aeroportos, o ILS poderá entrar em funcionamento a partir de 28 de dezembro. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O prefeito Ulisses Maia (PP) destaca que o novo sistema vai garantir mais comodidade aos passageiros e precisão aos pilotos. “A partir das informações do sistema, o piloto terá mais precisão para pouso e decolagem, evitando o número de cancelamentos. É mais um grande avanço para o nosso aeroporto, que se consolida como referência nacional em logística”, pontua. Ele frisa que o aeroporto de Maringá tem a segunda maior pista do Paraná após obras realizadas pelo município e Governo Federal.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-090

Ponte entre Porecatu e Alvorada do Sul será interditada para obras na próxima segunda-feira (26)

Imagem de destaque
Colisão

Trecho de ferrovia em Rolândia deve ser liberado ainda nesta segunda-feira

Imagem de destaque
UEPG

Museu prepara acervo de fotos para exposição sobre o Norte Pioneiro

Imagem de destaque
Atendimento remoto

Com E-Fórum, Paraná terá novos espaços para atendimentos do Judiciário


O superintendente do aeroporto de Maringá, Fernando Rezende, detalha que a instalação do ILS poderá garantir novas opções de voos e serviços. “O ILS também é um diferencial para o transporte de cargas. Com o instrumento, novas empresas poderão optar por Maringá, já que aqui os voos dificilmente serão cancelados”, comenta. O terminal aéreo está apto para operação de cargas internacionais e aguarda homologação final da Receita Federal.


Além do início de funcionamento do ILS, estão em andamento as obras de duplicação da sala de embarque, com investimento de R$ 1,6 milhão, e a construção da usina de geração de energia fotovoltaica do local. A estrutura vai abastecer todo o local com energia sustentável, além de proporcionar economia de aproximadamente R$ 1 milhão anual em energia elétrica. 


Imagem
Com 614 confirmações, região de Maringá é a que mais tem casos de dengue no PR
A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) divulgou nesta terça-feira (21) o novo boletim semanal da dengue com 418 novos casos da doen&cced
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade