A imagem de Nossa Senhora Aparecida que foi depredada no Parque do Ingá em junho vai retornar à gruta nesta quarta-feira (12), dia da padroeira do Brasil. A cerimônia de entronização foi marcada pela Arquidicocese de Maringá para às 18 horas, dando sequência à programação do Cenáculo com Maria. O arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, vai acompanhar a entronização da imagem, que foi restaurada pela Prefeitura e entregue à Cúria Metropolitana de Maringá.
A imagem foi devolvida à gruta do Parque do Ingá no início de junho deste ano em uma cerimônia acompanhada por milhares de fiéis. Depois de 15 dias, foi encontrada danificada, com o manto e a coroa amassados. A caixa de vidro que a protegia também foi destruída. O restaurador de imagens sacras, Everaldo de Castro, foi o responsável pela restauração da santa, que levou um mês.
Após a cerimônia de entronização, a santa ficará na gruta em uma redoma de vidro, colocada para protegê-la de atos de vandalismo e a Guarda Municipal vai intensificar a segurança no local principalmente nesses primeiros dias.
Leia mais:
UEM ocupa primeiro lugar no ranking de produção científica feminina no Brasil
Paranaprevidência abre inscrições para concurso público
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
A redoma blindada foi instalada por iniciativa de voluntários da administração municipal, que arrecadaram fundos especialmente para garantir a segurança da imagem.
Para evitar novos atos de vandalismo, a Prefeitura estuda instalar câmeras de segurança na reserva. Desde o incidente com a santa, a Guarda Municipal disponibiliza diariamente um servidor 24 horas na portaria, um operacional em dias alternados e patrulheiros todos os dias em horários alternados.
Aos sábados, domingos e feriados os guardas municipais fazem a patrulha em motocicletas durante o dia todo. (com informações da Prefeitura Municipal de Maringá)