Uma seleção de filmes de jovens diretores alemães, rodados no final dos anos 90, estão na mostra "Novas Tendências do Documentário Alemão", com entrada franca, até sexta-feira, sempre às 19h30, no Auditório do Instituto Goethe. Hoje, "O jogo de mestre", de Lutz Dammebeck; amanhã, "O último documentário", de Daniel Sponsel e "Vagabonding images", de Simone Furbringer e Nicolas Humbert; dia 26, "Hans Warns - Meu século XX", de Gordian Maugg; dia 27, "Buenos Aires - Minha história", de German Kral e no mesmo dia, "Divina obsessão", de Volko Kamensky. Os filmes têm legenda em espanhol.
Em "O jogo de mestre", o diretor aborda o tema do prazer da destruição. Dammebeck coloca em cena, com exatidão detivesca, 16 etapas de um jogo. O filme de Daniel Sponsel, "O último documentário" inicia com imagens de uma jovem sendo maltratada numa imagem de guerra, para buscar uma reflexão sobre imagens documentárias.
Por sua vez Simone Furbringer e Nicolas Humbert, mostram em "Vagabonding images" uma colagem experimental de imagens que se diluem umas nas outras, desenhos visuais e cifras que interagem como sequências de sonhos, tendo simultaneamente um caráter documentário e autobiográfico.
Leia mais:
Provas do concurso da Sanepar serão aplicadas em nove cidades do Paraná neste domingo
Idoso morre após ser atropelado por caminhonete na BR-369, em Jataizinho
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Outro destaque da mostra fica por conta de "Hans Maugg - Meu século XX", dirigido por Gordian Maugg, que conta a história do marinheiro Hans Maugg, que em 1914 partiu em viagem como aprendiz no veleiro de quatro mastros chamado "Herbert".
O diretor German Kral, nascido em Buenos Aires, conta em "Buenos Aires - Minha História", a história de sua própria família. Em "Divina Obsessão", Volko Kamensky mune-se de seu carro, uma câmera e um telefone para ir ao âmago da obsessão.
Serviço: Tendências do documentário alemão, até sexta-feira, sempre às 19h30, no Auditório do Instituto Goethe (Rua Reinaldino de Quadros, 33).