A rede mundial de computadores ainda está longe de ser bem aproveitada pelos principais executivos do Brasil. Um levantamento feito pela consultoria Boucinhas & Campos mostra que apenas 4% dos empresários brasileiros fazem transações de comércio eletrônico.
Segundo Fabio Boucinhas, consultor de internet business da empresa, a internet brasileira está apenas começando. "Fala-se muito na rede, mas pouco se faz. Se por um lado isso mostra um despreparo, por outro, para quem presta serviços, significa que há muita demanda", avalia.
No total, 187 empresas responderam ao questionário, que foi enviado para o principal executivo das mesmas. Metade das companhias faturam anualmente entre 50 e 200 milhões de dólares, 33% entre 10 e 50 milhões; 9% até 10 milhões e 8% acima de 200 milhões de dólares.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
O setor produtivo foi maioria no universo de respostas válidas: 75% do retorno veio de indústrias. O comércio ficou em segundo lugar, com 17% de contribuição, enquanto a área de serviços representou 8% do universo da pesquisa.
Existem áreas, no entanto, nas quais a internet tem se mostrado com mais apelo. A utilização de emails para comunicação já seduziu 40% dos executivos questionados. O número está longe de ser o ideal, afinal, como observa Boucinhas, não era de se esperar que muitos presidentes de empresas de porte considerável sequer leiam seus emails.
Um terço dos pesquisados disse que utiliza a rede para buscar informações gerais (como leitura de jornais, entre outros exemplos) e 21% restringem esse canal para garimpar informações específicas do dia-a-dia profissional.
< Leia mais>Carrefour compra Submarino na Espanha