Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saúde

Intoxicação alimentar: o perigo ronda a mesa

Luiz Claudio Oliveira - Folha de Londrina
28 jun 2002 às 09:35
Hoje, os domicílios são os responsáveis pela maioria dos casos de intoxicação alimentar - divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No Paraná, a cada três dias acontece um surto de intoxicação alimentar. Em cerca de 20 anos foram notificados mais de 2 mil surtos, ou seja, 100 por ano. ‘Isso é só uma ponta do iceberg pois não temos conhecimento de todos os casos’, afirma o médico veterinário Ronaldo Trevisan, da Divisão de Alimentos da Secretaria Estadual da Saúde, que começou a estatística dos casos em 1978.

Só nesta pequena amostragem que chega até o conhecimento oficial, mais de 142 mil pessoas foram expostas à contaminação alimentar no Paraná. Nos Estados Unidos, onde as informações e a busca de estatísticas são privilegiadas, calcula-se que um quarto da população é atingida a cada ano pela alimentação contaminada, segundo reportagem da revista National Geographic. Ainda segundo a revista, as doenças de origem alimentar matam por ano 2 milhões de crianças nos países em desenvolvimento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


É considerado surto cada vez que duas ou mais pessoas são atingidas. A manifestação se dá por uma diarréia aguda. A Secretaria da Saúde instruiu a todos os hospitais e casas de saúde a informarem esses casos. Ele alerta, no entanto, que é para procurar um médico já no primeiro sintoma.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ligação gratuita

Eleitor do Paraná pode tirar dúvidas pelo 0800 640 8400

Imagem de destaque
Na última década

Taxa de analfabetismo de indígenas registra queda no Paraná, aponta Censo

Imagem de destaque
Confira os horários

Arapongas e Rolândia terão transporte público gratuito para as eleições de domingo

Imagem de destaque
Vale do Ivaí

Ponte sobre o rio Ivaí na PR-457 terá pare-e-siga para veículos de passeio no domingo

O médico explica que, em casos raros, pode ocorrer a morte da pessoa atingida. ‘Principalmente em idosos e em crianças, que são mais frágeis, caso não tenham assistência médica imediata.’ Ele afirma ainda que, se não for tratada a contento, a infecção pode comprometer os rins dos atingidos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo