A Prefeitura de Irati promove neste fim de semana a 29ª Festa do Pêssego e a 17ª Festa do Borrego no Rolete (carneiro). Os eventos terão início na sexta-feira (30), a partir das 8h30, e seguem até o domingo (02), no Parque Aquático do município. Paralelamente, também serão realizados a 7ª Feira de Sabores e o 6º Salão de Negócios.
Nesta edição, as festas terão um caráter especial porque vão celebrar os 100 anos do município. A prefeitura de Irati espera receber cerca de 25 mil visitantes durante os festejos. A programação dos eventos prevê shows de artistas locais, ofertas de produtos, negócios e pratos típicos.
De acordo com o prefeito Sérgio Stoklos, a Festa do Pêssego é uma tradição e visa valorizar o pequeno produtor rural. "É um evento muito importante porque, além de valorizar a nossa fruticultura, é um estímulo à agricultura familiar. A área cultivada com frutas é de 36,5 hectares, dos quais 18,4 hectares com pessegueiros. O borrego (novilho de carneiro) no rolete também já é tradição da maior festa de Irati", disse.
Leia mais:
Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão
Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes
Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia
Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença no Paraná
Para este ano a expectativa é que seja comercializada uma quantidade maior da fruta, já que a safra foi melhor que a do ano passado. "A última produção chegou a 300 toneladas. Muitos produtores estão ampliando suas lavouras graças ao resultado da safra deste ano. Em 2006, o frio intenso e as geadas fortes fora de época foram responsáveis pela quebra da safra de pêssego", afirmou o secretário municipal de Agricultura, Gerson Ribeiro Sobrinho.
No ano passado, mais de 20 mil pessoas participaram do encontro. Foram comercializados, na época, mais de 9,4 mil quilos de pêssego in natura, sem contar os subprodutos da fruta, como sucos, compotas, geléias e sorvetes. Os agricultores recebem assistência técnica gratuita da Secretaria Municipal de Agricultura e Emater. Entre produtores de pêssego, uva, kiwi, amora, morango e ameixa são beneficiados 50 fruticultores, sendo 28 deles agricultores familiares.