Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Doença contagiosa

Justiça determina internação compulsória de paciente com tuberculose que recusava tratamento em Cornélio Procópio

Redação Bonde com MPPR
05 mar 2024 às 19:42

Compartilhar notícia

- José Fernando Ogura/Arquivo AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Judiciário em Cornélio Procópio determinou a internação compulsória de um homem diagnosticado com tuberculose que se recusava a fazer o tratamento adequado para o controle da doença altamente contagiosa. A decisão ocorreu a partir de ação ajuizada pelo MP-PR (Ministério Público do Paraná) e foi expedida na última sexta-feira (1º).


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

A ação de internação compulsória foi proposta pela 3ª Promotoria de Justiça de Cornélio Procópio que constatou, a partir de procedimento administrativo instaurado previamente para apuração dos fatos, que a conduta do paciente, além de representar risco de ele próprio desenvolver uma versão multirresistente da doença, pode também levar ao contágio de outras pessoas.

Leia mais:

Imagem de destaque
''Bateu o martelo''

Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná

Imagem de destaque
Melhores do estado

Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas

Imagem de destaque
Para a próxima temporada

Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores

Imagem de destaque
LOA 2025

Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná


O paciente, que tem 40 anos de idade, é usuário de drogas e etilista crônico, foi diagnosticado em novembro de 2023 e iniciou o tratamento ambulatorial ainda em dezembro do ano passado, abandonando-o em seguida. Mesmo quando alertado pela equipe sanitária do Município acerca dos riscos da doença para ele e para terceiros, o paciente teria se negado a dar continuidade ao tratamento indicado.


A decisão liminar, expedida na última sexta-feira, 1º de março, determina que o Município de Cornélio Procópio, por meio da Secretaria de Saúde, providencie a imediata internação do paciente, podendo ser, inclusive, utilizada força policial, caso haja resistência do requerido. Foi concedido prazo de cinco dias para o cumprimento da decisão, sob pena de incidência de multa diária no valor de R$ 1 mil em caso de descumprimento.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo