Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fere direito do consumidor

Justiça suspende sistema de rodízio de funerárias no Oeste do PR

Redação Bonde com MP-PR
14 jul 2014 às 13:08

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A 2.ª Vara da Fazenda Pública de Toledo (Oeste do Estado) suspendeu o sistema de rodízio de funerárias que vem sendo praticado na cidade. A liminar foi concedida em resposta à ação civil pública, ajuizada pela 2.ª e pela 6.ª Promotorias de Justiça da Comarca, que contesta o modelo adotado pelo Município, em que duas empresas se revezavam na prestação do serviço.

Na ação, o Ministério Público argumentou que, apesar de haver um decreto municipal fixando o rodízio, não há menção neste sentido nas leis municipais que regulamentam a matéria. Frisou, ainda que, o estabelecimento do sistema de rodízio representou afronta à ordem econômica e à defesa do consumidor, na medida em que limitou ilegalmente a livre concorrência e, por conseguinte, o direito do consumidor de escolher os serviços de acordo com a qualidade e o preço.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os argumentos foram aceitos pela juíza Denise Terezinha Correa de Melo Krueger, que entendeu que o "Decreto Municipal 268/2003, ao estabelecer o sistema de rodízio entre as concessionárias de serviços funerários no Município de Toledo, violou a proteção à ordem econômica prevista na Lei Orgânica do Município de Toledo, na Constituição do Estado do Paraná e na Constituição Federal".

Leia mais:

Imagem de destaque
Para a próxima temporada

Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores

Imagem de destaque
LOA 2025

Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná

Imagem de destaque
Alternativa sustentável

Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável

Imagem de destaque
Oportunidade

Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas


Histórico – O sistema de rodízio funciona em Toledo desde 2003, quando foi instituído por meio do Decreto Municipal 268. Pelo decreto, a exploração dos serviços funerários do Município foi outorgada, pelo prazo de dez anos, com possibilidade de renovação por mais cinco anos, para duas sociedades empresariais.

No começo deste ano, com a proximidade do vencimento dos contratos de concessão, as empresas obtiveram, junto à administração municipal, a renovação dos contratos administrativos por mais cinco anos. A continuidade do acordo, associada a denúncias de abusos e irregularidades praticados pelas concessionárias, chamaram a atenção do MP-PR, que entrou com a ação, pedindo o fim do rodízio entre as funerárias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo