Funcionários do Banco do Brasil, em Ivaiporã (130 km ao sul de Apucarana) tiveram uma desagradável surpresa, hoje (23/04) pela manhã quando abriram a porta do cofre da agência. Eles depararam com um enorme buraco no piso e logo observaram que todo o dinheiro depositado no local havia desaparecido.
Com a chegada da polícia constatou-se que um túnel foi cavado a partir de uma loja vizinha do banco, denominada Charm Cosméticos, até atingir o piso do prédio, extamente no setor onde está instalado o cofre. O túnel tinha 1,5 metro de profundidade por oito metros de extensão, com um diâmetro de aproximadamente 60 centímetros.
Num compatimento fechado nos fundos da loja, a polícia encontrou escondidos dezesseis sacos com terra, pá, picareta, cabo de extensão de energia, ventilador, maçarico, lanternas e até um sofisticado aparelho utilizado em engenharia para teste (corte) de concreto, além de vaselina, que os ladrões passaram no corpo para deslizar pelo túnel.
Leia mais:
Nova lei elimina reteste e permite reagendamento gratuito de exames no Detran em 30 dias
Região Sul do Brasil tem previsão de tempestade para o final de semana
UEM divulga edital para a contratação de 65 professores por meio de teste seletivo
BR-376 em Sarandi será interditada para obra de novo viaduto no domingo
Na porta da loja, desde sexta-feira, estava fixada uma placa indicando ""fechado por luto"". Para a polícia os autores do arrombamento estavam trabalhando há vários dias na escavação e só finalizaram o furto no fim-de-semana.
O valor levado pela quadrilha ainda é um mistério. O gerente da agência, Antônio Anésio Bana, havia dito pela manhã que estimava-se ser algo em torno de R$ 43 mil, mas à tarde não quis confirmar o montante, alegando que dependia da contabilidade interna e ainda do movimento do fim-de-semana nos caixas eletrônicos.
* Leia mais em reportagem de Maurício Borges na edição da Folha de Londrina/Folha do Paraná desta terça-feira