A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está executando a limpeza do lago do Passeio Público, como parte do programa de revitalização do parque. Após a transferência dos peixes para local temporário, a água é esgotada e o fundo higienizado. Este é a terceira limpeza realizada no lado nos últimos seis anos.
"A limpeza não pode ser mais frequente porque causa impacto para os peixes, aves e demais animais que vivem no Passeio Público", explica o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna, Alexander Biondo.
Ele informa que a prova de que o lago está vivo é grande presença de peixes, além de répteis aquáticos, como cágados ou tartarugas d'água, que habitam no local. "O barro e lodo não têm odor pútrido, desde que sejam constituídos por folhas decompostas", explica.
Leia mais:
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado
Zezé di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto estão entre as atrações do Verão Maior Paraná
IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho
Segundo Biondo, durante o processo de limpeza muitos objetos têm sido encontrados no fundo do tanque, como garrafas e copos: "Coisas inusitadas, como alianças, revólveres e máquinas fotográficas já foram encontrados. São objetos perdidos ou propositalmente jogados no lago do passeio".
Outras obras
Recentemente, os mais de mil metros da pista de caminhada do Passeio Público receberam pavimento novo. Outras benfeitorias foram a revitalização da ponte pênsil, bem como da ilha à qual ela dá acesso.
Há muitos anos sem uso por falta de manutenção, a ponte pênsil ganhou cabos de aço novos e revisão do piso e engrenagens. A Ilha das Ilusões, localizada dentro do Passeio Público, recebeu obras de paisagismo, recuperação da fonte, limpeza e reposição de pedriscos.
O parque
Fundado há 127 anos, o Passeio Público é o mais antigo parque municipal de Curitiba. No local há aproximadamente 400 pequenos animais de mais de 150 espécies diferentes. São mamíferos, aves, répteis e peixes.
Em uma área de quase 70 mil metros quadrados, com muitas ilhas e pontes, há diversas espécies nativas e exóticas. Entre as árvores estão carvalhos, ciprestes, paineiras, jacarandás, plátanos, ipês-amarelos, canelas e eucaliptos.
Uma das atrações é um terrário que abriga serpentes e lagartos de espécies exóticas e raras, vindas de diversas partes do mundo. Também há um aquário, com variedades de peixes de rios e ornamentais da região amazônica e da África. No Passeio há ainda restaurante, parque infantil, pedalinhos, pista para caminhadas, ciclovia e bicicletário.