Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Lerner diz que não vai ceder a grevistas

Leandro Donatti - Folha de Londrina
19 jan 2002 às 10:20

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governador Jaime Lerner (PFL) não pretende ceder, pelo menos por enquanto, aos apelos dos professores e servidores de universidades estaduais, que estão em greve há 125 dias e querem a fixação de um ínidce de reajuste salarial. É o que o governador demonstrou na entrevista dada ontem, à Rádio CBN de Curitiba, no seu retorno da viagem à Rússia. ‘Não há greve que faça surgir o recurso. Greve não imprime dinheiro’, afirmou.

Lerner disse ainda que não pretende correr o risco de ter um aumento salarial anulado por infringir a legislação. O governador alega que não pode dar aumento salarial por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, editada pelo governo federal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As declarações de Lerner vêm um dia depois de os professores das universidades estaduais fazerem um protesto pelo centro de Curitiba acusando o governo do Estado de descaso com a categoria. ‘Os professores das universidades são bem remunerados, recebem em média R$ 3,8 mil. Sou professor universitário licenciado (da Universidade Federal do Paraná) e sei quanto eu recebia. Sei das vantagem que eles têm por serem professores estaduais.’

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto

Imagem de destaque
Ano letivo de 2025

Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual


O governador disse que a greve dos professores tem uma orientação política. ‘O ano é eleitoral. Por que não vão fazer isso no Rio Grande onde não há universidade estadual?’, questionou indignado.

Publicidade


Lerner acusou o comando de greve de irresponsável e de fazer a população de refém. ‘Eles têm obrigação de atender’, declarou, referindo-se ao Hospital Universitário de Londrina, também parado com a greve que já dura 125 dias. ‘O governo não tem culpa desta greve. Não vou admitir que me culpem’, afirmou ele.


Lerner disse que a sua preocupação é com o quadro geral dos servidores públicos. No decorrer da entrevista, o governador deu a entender que a culpa pela crise financeira nas universidades é dos próprios comandos universitários que teriam criado cargos em comissão que não podem suportar. Lerner classificou ainda de ‘caixa-preta’ o orçamento das universidades estaduais. Disse que o governo continua repassando os recursos para as instituições e que nos últimos anos as verbas foram quadriplicadas.

» Leia mais sobre a greve das universidades estaduais na Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo