Um enxame de abelhas assustou veranistas na Praia de Caiobá, em Matinhos, no Litoral do Paraná, na manhã desta quarta-feira (9). O enxame estava próximo à areia da praia, na Avenida Atlântica, e atacou algumas pessoas, dentre elas uma senhora de 60 anos que precisou ser hospitalizada.
Segundo o Major Edson Oliveira Ávila, do Corpo de Bombeiros, as abelhas estavam próximas à Praia de Caiobá e possivelmente alguém mexeu com o enxame para que elas atacassem. "Elas estão de passagem porque é época de migração. Se alguém mexe no enxame, elas ficam alvoroçadas e atacam", diz.
O número exato de pessoas que foram picadas pelas abelhas não foi informado, mas apenas uma senhora precisou ser levada para o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, por causa das picadas. Ela estava com um cachorro no momento em que as abelhas a atacaram e o animal, também atingido, morreu por causa das picadas. "Ela foi levada consciente para o hospital e não apresentava nenhum sinal de reação alérgica, que é o principal problema nesses casos", diz o major Ávila.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Ainda de acordo com o major, o enxame permanece no local e um apicultor foi chamado para remover as abelhas. Porém, segundo Ávila, como as abelhas estão em migração, é esperado que elas saiam do local por ser agitado e encontrem outro lugar para ficarem.
Ávila orienta para que as pessoas, quando perceberem a presença de um enxame em qualquer lugar, que não se aproximem ou tentem espantá-las de alguma forma. Quando incomodadas, de acordo com o major, elas podem picar quem estiver por perto, como foi o caso em Matinhos. Em caso de problemas causados por abelhas, a pessoa pode pedir atendimento ao Samu (telefone 192) ou, em casos mais graves, com o Corpo de Bombeiros (193).