Curitiba foi a cidade escolhida por Jorge Lezcano Pérez, embaixador de Cuba no Brasil, para lançar seu livro "Cuba: 300 perguntas, 300 respostas". O lançamento acontece hoje, a partir das 19h30, no Hotel Nikko Curitiba, situado na Rua Barão do Rio Branco, número 546, próximo ao Centro de Convenções.
"Curitiba é uma cidade que possui muitos amigos de Cuba. Lançar o livro por aqui seria uma forma de fortalecer esta amizade", comenta o embaixador Pérez.
De forma bastante didática, o livro traz inúmeras informações geográficas, econômicas, políticas, culturais e históricas a respeito da ilha govenada por Fidel Castro. Como o próprio título deixa claro, os assuntos são apresentados no formato 'perguntas e respostas'.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Há 42 anos, Cuba sobre um bloqueio econômico, comercial e diplomático por parte dos Estados Unidos. Este boicote (que já rendeu um prejuízo de 70 bilhões de dólares) deixou o país isolado do resto do mundo, impedindo que as demais nações tomem conhecimento de características bastante peculiares a respeito da ilha.
Alguns exemplos: A partir dos 16 anos, os cubanos podem votar e se candidatar a cargos políticos. O voto é facultativo, mas 98% da população comparece às urnas. A constituição cubana foi definida em um plebiscito, que teve 97% da população votando a favor. E mesmo com o bloqueio, os norte-americanos são recebidos em Cuba. O governo do país fornece bolsas de estudos para 200 estudantes dos Estados Unidos.