Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Criança e mulher

Londrina discute criação de duas varas especializadas

Redação Bonde
22 out 2007 às 17:41

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A instalação das varas da Infância e Juventude e de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência em Londrina será discutida durante reunião entre a coordenadora da Região Metropolitana, Elza Correia, e a desembargadora Rosana Fachin, nesta sexta-feira (26).

Além de melhorar o atendimento de Londrina e região metropolitana, a idéia principal do projeto é diminuir os índices de violência. "Os números ainda são assustadores e mostram a necessidade de políticas de inclusão social. Só na Secretaria da Mulher, de janeiro a agosto deste ano, foram atendidas 351 mulheres em situação de violência. A promotoria nos informou que há mais de mil casos por mês. Quem está correndo risco não pode esperar, tem que ser atendido imediatamente", afirmou Elza.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A criação da Vara da Infância e Juventude deve melhorar o atendimento, hoje prejudicado pela grande quantidade de processos. "Esse é um pedido da promotora Édina de Paula (dos Direitos da Criança e do Adolescente), pois, como a Comarca atende Londrina e outras cidades, estamos com excesso de processos. Atualmente, são seis mil em trâmite", disse a assessora jurídica da Coordenadoria da Região Metropolitana de Londrina, Letícia Perdigão. A promotora confirmou que a criação das varas vai aliviar o trabalho, embora, a solução do problema ainda dependa de outros fatores, que serão discutidos na reunião.

Leia mais:

Imagem de destaque
Hospital de Curitiba

MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente

Imagem de destaque
Veja os bairros

Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado

Imagem de destaque
Com 33 shows gratuitos

Zezé di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto estão entre as atrações do Verão Maior Paraná

Imagem de destaque
renovação das espécies

IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho


Mulheres – A instalação da Vara de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência cumpre a exigência da Lei Federal Maria da Penha, modificada no final de 2006. "A lei prevê a existência, em todas as cidades, de varas especializadas em questões de mulheres que sofrem violência de maridos, o que Londrina ainda não possui. Mais rigorosa e eficiente, a Lei exige medidas mais rápidas, agressivas e acabou com a história de agressor pagar cesta básica", disse Elza Correia.

Publicidade


Com a assinatura do Pacto Pela Vida, há três anos, o Governo do Estado, em parceria com o governo federal, promoveu a implantação de políticas públicas de defesa do direito da mulher. "Por meio do pacto, várias medidas já foram implantas, como alocação de recursos para atendimento, visando diminuir o índice de mortalidade infantil, e o desenvolvimento do projeto de casas-abrigo, que acolhem mulheres que fogem da violência doméstica. Às vezes, por não ter onde se esconder, elas e os filhos perdem a vida", explicou Elza. Segundo ela, o Estado do Paraná contribuiu com mais de 300 propostas para o Plano Nacional de Políticas Públicas para a Mulher.


A reunião deve contar com representantes de órgãos estaduais e municipais ligados à proteção da mulher e do adolescente. O encontro está marcado para, às 14h30, na sede da Coordenadoria da Região Metropolitana de Londrina, Praça La Salle, 35, Jardim Canadá.

As informações são da AEN.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo