Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Deficiência física

Manifestação em Curitiba marca Dia Nacional da Luta

Redação Bonde
20 set 2007 às 17:25

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nesta sexta-feira (21) milhares de deficientes em todo País estarão reunidos para lembrar o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência e alertar a população e o poder público da importância da inclusão social. Em Curitiba, a concentração ocorre na Praça Santos Andrade, a partir das 9 horas, com a participação de associações e de mais de 30 escolas especiais. Na ocasião, o coral Meninos de Angola, grupo composto por crianças africanas portadoras de deficiência visual, fará uma apresentação. Outros grupos também farão demonstrações de teatro e dança.

Apesar de Curitiba ter se antecipado às outras cidades brasileiras no cumprimento da Lei Federal 10.098/00 e no Decreto Federal 5296/04, regulamentando as novas edificações e definindo prazos para a adaptação de antigas construções, criando normas para as edificações particulares e públicas, desde prédios, parques e praças, a realidade dos portadores de necessidades especiais de Curitiba e RMC ainda não é a desejada por eles. Deficientes físicos dessa região ainda encontram dificuldades em transitar nas ruas e locais públicos. Outro problema apontado por eles é a falta de pessoas capacitadas a assumir os cargos de trabalho nas empresas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Essa é a realidade apresentada pela Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP) e pela Associação de Pessoas Deficientes de Colombo (APDEC). Apenas em Curitiba, cerca de 15% da população possui algum tipo de deficiência física, mental, visual ou auditiva. De acordo com Mauro Nardini, presidente da ADFP, apesar de o número de deficientes inseridos no mercado de trabalho ter quase duplicado no Paraná no período de 2003 a 2006 (6.023) em relação ao período de 1999 a 2003 (3.184), principalmente por causa da Lei de Cotas, falta capacitação para essas pessoas. "Há muitas empresas dispostas a contratar até mais do que a lei exige, porém, falta algum programa que capacite essa população", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
160 veículos

Polícia Civil promove leilão de viaturas em Apucarana e São José dos Pinhais

Imagem de destaque
Em mata fechada

Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão

Imagem de destaque
'Agente' Filó

Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes

Imagem de destaque
Danos morais

Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia


Segundo Nardini, ainda há muito o que se fazer, mas é inegável que as pessoas estão cada vez mais conscientes que a inclusão de deficientes deve ser uma rotina, e não mais um privilégio de poucos. "A Prefeitura de Curitiba já está reformando as calçadas, como o exemplo da Rua Marechal Deodoro, onde foram colocados 1.670 metros de pista tátil para deficientes visuais e 70 rampas de acesso a portadores de deficiências físicas.

Significado - O Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência surgiu em 1982, durante um encontro nacional das entidades. O dia foi escolhido pela proximidade com a primavera e o Dia da Árvore, para representar o nascimento das reivindicações de cidadania e participação pela igualdade de condições.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo