A Vigilância Sanitária de Umuarama vai manter o trabalho de combate à dengue durante o período de férias coletivas da prefeitura que começam segunda-feira. Segundo a chefe da Vigilância, Renata Pititto, os 17 agentes de saúde vão se revezar em visitas domiciliares aos bairros com maior risco de proliferação do mosquito aedes aegpyti, transmissor da doença. A população também poderá fazer denúncias ou solicitar atendimento através do telefone 622-6873.
Umuarama registrou este ano 116 casos de dengue clássica. Os maiores surtos aconteceram nas regiões dos bairros San Remo e Laranjeiras, no início do ano. Neste verão, a preocupação maior é com a dengue hemorrágica, a forma mais grave da doença e que pode matar em 24 horas se o paciente não for tratado corretamente. Pessoas que já contraíram a forma clássica estão mais sujeitas à dengue homorrágica.
Em outubro e novembro, a prefeitura realizou arrastões de limpeza nos bairros, recolhendo toneladas de latas, pneus, garrafas e outros materiais que acumulam água. Também foram realizados teatros e palestras em todas as escolas. A última grande atividade promovida pelos agentes de saúde aconteceu semana passada na Escola Municipal Sebastião de Mattos, no Parque San Remo I. Os 17 agentes de saúde reuniram os moradores do bairro para apresentação de teatro, brincadeiras, sorteio de brindes e palestras sobre prevenção da dengue.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Atividades semelhantes volatrão a ser realizadas quando começar o ano letivo de 2003. Já o trabalho de limpeza será retomado a partir de 13 de janeiro, quando termina as férias coletivas da prefeitura.