Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Médicos residentes fazem campanha por melhores salários

Redação - Folha do Paraná
03 jul 2001 às 15:34

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Residentes de medicina de todo o País iniciaram várias manifestações que fazem parte da Campanha Nacional de Valorização da Residência Médica. Eles reivindicam o reajuste da bolsa auxílio em 75%. Em Curitiba, os residentes promoverão, na quinta-feira pela manhã, uma passeata que vai do Hospital Evangélico, no bairro Champagnat até a Boca Maldita na Rua XV de Novembro. Entretanto as atividades de urgência e emrgência serão mantidas. Os organizadores da passeata estimam que cerca de 80 residentes participem do evento.

De acordo com o tesoureiro da Associação Nacional dos Médicos Residentes, Samuel Dobrowolski, o salário dos estudantes está defasado há mais de oito anos. Representantes da associação tiveram uma reunião com o Ministro da Educação, Paulo Renato, mas apesar de o ministro ter garantido o reajuste de 23% aos residentes recuou da decisão. "Por isso estamos nos mobilizando. Tentamos negociar, mas não obtivemos sucesso", contou. Caso suas reivindicações sejam atendidas, o salário passará de R$ 1.090,00 para R$ 1.800,00 por 60 horas semanais de trabalho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Atualmente existem cerca de 450 residentes de medicina em todo o Estado. Só no Hospital das Clínicas, em Curitiba, trabalham 230 estudantes. No Hospital Evangélico, 150 e no Hospital Cajuru (ambos em Curitiba) 80 residentes. Em todo o País, 17 mil residentes atuam nos hopitais do Brasil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projeto ainda está no papel

Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário

Imagem de destaque
Região

Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras

O residente exerce as mesmas funções dos médicos na maioria dos ambulatórios e pronto-socorros dos hospitais e postos de saúde. A atividade é obrigatória nos dois últimos anos de faculdade, já que faz parte da grade curricular do curso de medicina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo