Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Luto oficial

Morre aos 91 anos o ex-governador do Paraná Jayme Canet Júnior

Redação Bonde
31 ago 2016 às 17:23

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ex-governador do Paraná Jayme Canet Júnior (1975-1979), morreu nesta quarta-feira (31), aos 91 anos. O governador Beto Richa (PSDB) decretou luto oficial de três dias.

O ex-governador era de Ourinhos, filho de Jayme Canet e Anita Lopes Canet. O pai, comerciante de café, veio para a região do Norte do Paraná na década de 1930. Estudou em Curitiba, no grupo escolar 19 de Dezembro no Ginásio Paranaense.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na década de 1940, entrou na escola de Engenharia, mas não concluiu a carreira. Seguiu na gerência dos negócios de família no comércio e na agricultura, principalmente no ramo do café.

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto

Imagem de destaque
Ano letivo de 2025

Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual


Eleito governador pela Assembleia Legislativa em 03 de outubro de 1974, tomou posse em 15 de março do ano seguinte. Ao assumir, deu o tom da gestão e do caminho a ser seguido pelo Estado ao expressar que o grande desafio era dar sustentação ao processo de transformação da economia paranaense, que deixaria "a condição secular de essencialmente agrícola" para ser "predominantemente agroindustrial".

Publicidade


Fundou o Partido Popular que foi absorvido pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).


Uma das áreas que recebeu maior atenção ao longo da administração de Canet foi a malha rodoviária estadual. Em quatro anos de gestão, ele pavimentou cerca de 4 mil quilômetros de estradas, integrando o Estado e facilitando a comunicação entre todas as regiões econômicas paranaenses.

Publicidade


Jayme morreu em Curitiba, por falência respiratória. O velório será a partir das 8h no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e o enterro no Cemitério Municipal, às 16h.


Nota


Beto Richa lamentou o falecimento do ex-governador, por meio de nota. "Um dos mais realizadores na história do Paraná, o governo de Canet lançou as bases para a implantação da moderna infraestrutura de transporte do Estado, com a pavimentação de milhares de quilômetros de rodovias em todo o território paranaense", diz um trecho do texto.

Beto Richa definiu Canet como "íntegro, dinâmico e austero" e citou a contribuição do ex-governador no processo de transição de um estado agrícola para uma economia industrial.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo