Desde o ano de 2007, o Paraná registrou aumento de 133,5% no número de mortes no trânsito. Em 2012 foram mortas 2.555 pessoas nas ruas e rodovias do Estado segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (6) pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), contra 1.094 em 2007.
Somente entre o ano retrasado e o ano passado o aumento foi de 9,3%. Em 2011 foram 2.336 casos de homicídios culposos no trânsito, segundo a SESP. Em quase todos os anos foi registrada alta no número de mortes – com queda apenas entre 2010 e 2011, de 0,76%.
Em 2012 – as cidades do Interior apresentaram as maiores altas, enquanto Curitiba, Região Metropolitana e Litoral tiveram quedas significativas. Entre as 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs – que não os grupos de cidades que a SESP separa no Estado para fazer a análise da criminalidade), em somente seis houve queda: em Curitiba, São José dos Pinhais (que inclui a RMC), Litoral, Umuarama, Jacarezinho e Campo Mourão.
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Das 17 regiões com aumento, os mais significativos foram em cidades do Norte, Norte Pioneiro, Oeste e Sudoeste. Confira as regiões pesquisadas pela SESP, com a porcentagem de aumento ou queda e números de mortes:
Cidade – porcentagem (n° 2011 e n° de 2012)
Laranjeiras do Sul – alta de 141% (de 22 mortes para 55)
Pato Branco – alta de 80% (de 42 mortes para 76)
União da Vitória – alta de 65,5% (de 29 mortes para 48)
Cornélio Procópio – alta de 64,2% (de 28 mortes para 46)
Telêmaco Borba – alta de 55,9% (de 59 mortes para 91)
Rolândia – alta de 36,2% (de 113 mortes para 154)
Londrina – alta de 30% (de 133 mortes para 173)
Paranavaí – alta de 28,5% (de 45 mortes para 63)
Cascavel – alta de 23% (de 139 mortes para 171)
Guarapuava – alta de 22,8% (de 105 mortes para 129)
Maringá – alta de 13,7% (de 131 mortes para 149)
Francisco Beltrão – alta de 12,1% (de 140 mortes para 157)
Apucarana – alta de 10% (de 42 mortes para 50)
Ponta Grossa – alta de 8% (de 214 mortes para 231)
São Mateus do Sul – alta de 7,6% (de 39 mortes para 42)
Foz do Iguaçu – alta de 1,5% (de 129 mortes para 131)
Toledo – alta de 0,7% (de 126 mortes para 127)
Curitiba - queda de 6,6% (de 255 mortes para 238)
Campo Mourão - queda de 9,4% (de 117 mortes para 106)
Umuarama - queda de 10% (de 79 mortes para 71)
Jacarezinho - queda de 10% (de 90 para 81 mortes)
Paranaguá - queda de 21% (de 62 mortes para 49)
São José dos Pinhais - queda de 33% (de 185 mortes para 124)
Uma hipótese para a alta no interior do Paraná, o oposto do que ocorreu na Grande Curitiba, seria a mesma razão da queda ocorrida na Capital, o aumento da frota, porém em uma vertente diferente, segundo o professor e pesquisador do curso de mestrado e doutorado em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Carlos Hardt. "Muitas famílias passam a ter o primeiro carro agora e, sem experiência que dê segurança no trânsito, acabam se envolvendo em acidentes".
Sobre o aumento percentual em cidades menores, segundo o professor esse registro não pode ser analisado isoladamente. Como nessas cidades há poucos acidentes, conforme o professor, se houver um acidente com muitas mortes já engrossa as estatísticas.