O Centro de Apoio Operacional das Promotorias (CAOP) do Meio Ambiente, órgão do Ministério Público do Paraná (MP-PR), reuniu na manhã desta sexta-feira (17) prefeitos e secretários do Meio Ambiente, Saúde e Educação de municípios da região de Guarapuava para requisitar o envio de relatórios sobre o volume de resíduos sólidos que as cidades da região têm mandado para os aterros sanitários.
Foram convidados os prefeitos e secretários de Guarapuava, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Espigão Alto do Iguaçu, Foz do Jordão, Goioxim, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Pinhão, Porto Barreiro, Prudentópolis, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Turvo, Virmond, Nova Laranjeiras e Rio Bonito do Iguaçu.
O MP-PR pede aos prefeitos de cidades com mais de 100 mil habitantes que providenciem o envio de relatórios diários do volume de lixo coletado e um relatório mensal aos municípios que têm menos que 100 mil habitantes.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
O trabalho do Ministério Público para a conscientização das prefeituras sobre a necessidade de redução da quantia de lixo que encaminham para os aterros começou em dezembro de 2004 e atinge todos os municípios do estado.
O CAOP do Meio Ambiente quer que os municípios desenvolvam projetos efetivos de reciclagem e compostagem para diminuir ao máximo o volume de resíduo que seguem para os depósitos.