Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Meio ambiente

MP-PR divulga pesquisa sobre sacolas plásticas

Redação Bonde
25 set 2007 às 15:05

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente (CAOPMA), órgão do Ministério Público do Paraná, divulgou nesta semana o posicionamento dos supermercadistas do estado em relação ao passivo ambiental criado por suas lojas, devido à distribuição de sacolas plásticas para o acondicionamento das compras dos consumidores. Estima-se que a cada mês sejam distribuídas pelos supermercados do estado cerca de 80 milhões de sacolas, parte das quais acabam sendo jogadas no meio ambiente.

Em julho deste ano, o MP-PR, em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, enviou ofício a 734 cadastrados à Associação Paranaense de Supermercados, para que esclarecessem quais as ações que estariam desenvolvendo ou pretenderiam adotar para diminuir a utilização das sacolas plásticas. Desse número, 226 empresas (cerca de 36%) responderam ao questionamento ambiental.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com informações da assessoria de imprensa do MP-PR, das empresas que responderam, 48% comprometeram-se ou já adotaram as sacolas oxi-biodegradáveis. Já em 21% dos ofícios encaminhados houve meras sugestões, sem engajamento específico do empreendimento na questão. Houve ainda uma parcela de 18% que afirmou estar aguardando a definição dos legisladores em relação à questão, para então aplicar medidas efetivas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Já foi acusado de corrupção

Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep

Imagem de destaque
Devido às fortes chuvas

Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados

Imagem de destaque
Vampiro de Curitiba

Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos

Imagem de destaque
53% dos colégios aptos

Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025


Alternativas

Alguns estabelecimentos (12%) informaram que adotaram medidas alternativas, buscando diminuir a problemática das sacolas, como a utilização de caixas de papelão para acondicionamento e transporte das mercadorias, programas de educação ambiental, incentivo à utilização de sacolas retornáveis, além do fomento a programas de entrega em domicílio, que dispensam a utilização dos plásticos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo