Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sem alvará

MP recomenda fechamento de casas noturnas no Paraná

Redação Bonde com MP/PR
30 jan 2013 às 21:39

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A 12ª Promotoria de Justiça de Cascavel (Defesa dos Direitos do Consumidor) expediu, nesta quarta-feira (30/01), recomendação à Prefeitura Municipal, para que o poder público determine imediatamente a tomada de medidas administrativas com o objetivo de cessar as atividades dos estabelecimentos do tipo casas de diversão em funcionamento atualmente na cidade, sem possuírem Sistema Preventivo contra Incêndio e Pânico, aprovado pelo Corpo de Bombeiros.

A recomendação, assinada pela promotora de Justiça Larissa Haick Vitorassi Batistin, foi entregue após uma reunião realizada nesta quarta-feira (30/01), entre a promotora de Justiça, representantes da Prefeitura e de casas noturnas de Cascavel. Segundo a Promotoria informou no final da tarde, a Prefeitura sinalizou que vai cumprir a recomendação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No documento, a promotora destaca que o Código de Postura do Município de Cascavel (Lei 2027/89), no artigo 188, preconiza que "nenhum estabelecimento comercial ou industrial poderá funcionar sem prévia licença da Prefeitura, a qual só será concedida se observadas as disposições deste Código e as demais normas legais". E mais especificadamente sobre casas de diversão dispõe no art. 94: "Nenhum divertimento público poderá ser realizado sem autorização prévia da Prefeitura. O requerimento de licença para funcionamento de qualquer casa de diversão será instruído com a prova de terem sido satisfeitas as exigências regulamentares referentes à construção e higiene do edifício e procedida vistoria policial e dos bombeiros."

Leia mais:

Imagem de destaque
Ataque em Cambé

Pais de Karoline e Luan pedem indenização de quase R$ 2 milhões ao Governo do Paraná

Imagem de destaque
Veja seu local

Provas do concurso da Sanepar serão aplicadas em nove cidades do Paraná neste domingo

Imagem de destaque
Empurrava bicicleta

Idoso morre após ser atropelado por caminhonete na BR-369, em Jataizinho

Imagem de destaque
Projeto ainda está no papel

Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário


Inquéritos em andamento - Conforme apontam três inquéritos civis em andamento na 12ª Promotoria de Justiça, pelo menos três estabelecimentos de diversão no município (Mr. John, Ministério Club, e Clube Arizona Country) estão funcionando sem possuírem Sistema Preventivo contra Incêndio e Pânico aprovado pelo Corpo de Bombeiros, e, assim, sem alvará para funcionamento – "ou seja, de forma absolutamente ilegal e irregular, que sejam observados os preceitos legais determinando-se a imediata suspensão das atividades, até que possuam efetivamente licença para funcionar", sustenta a promotora de Justiça, em trecho da recomendação.


O MP-PR fixou prazo de 48 horas para que a Prefeitura de Cascavel informe, por escrito, a respeito das medidas que foram adotadas em conformidade com a recomendação, sob pena de serem tomadas as medidas judiciais cabíveis com relação aos estabelecimentos que violam a legislação, e também com relação ao órgão público fiscalizador, pela inação.

Fiscalização - A 12ª Promotoria de Justiça reitera que atua em conjunto com o 4º Grupamento de Bombeiros na fiscalização das normas de segurança nos estabelecimentos do município. Sempre que a Promotoria recebe uma notícia de irregularidade, seja através dos Bombeiros ou de qualquer cidadão, é instaurado um procedimento para apurar a denúncia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo