Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Aterro da Caximba

Município de Curitiba é condenado por danos ambientais causados por resíduos

Redação Bonde com JF-PR
15 set 2015 às 13:57

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O juízo da 11ª Vara Federal de Curitiba proferiu sentença condenando o Município de Curitiba à indenização e reparação dos danos ambientais decorrentes do lançamento de resíduos provenientes do Aterro da Caximba no Rio Iguaçu.

Nos autos da Ação Civil Pública nº 2001.70.00.032368-3 foram determinadas várias medidas como, recuperar o dano causado pelo chorume às águas do rio Iguaçu e às águas subterrâneas, mediante a elaboração de plano de recuperação das águas a ser apresentado pelo réu ao IAP para aprovação, com posterior execução.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Município ainda terá que pagar indenização pela poluição causada ao rio Iguaçu, fixada em R$ 10 milhões, com atualizações de juros e mora, que deverão ser revertidos para o Fundo Estadual do Meio Ambiente.

Leia mais:

Imagem de destaque
O golpe tá aí...

Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'

Imagem de destaque
Em 177 colégios

No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta

Imagem de destaque
Pedido não foi acatado

Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega

Imagem de destaque
Edição 2025

Unespar aplica provas do vestibular neste domingo


O Município de Curitiba deverá exibir nos autos, em 180 dias, todos os procedimentos administrativos e as licenças ambientais expedidas para o funcionamento do Aterro Sanitário da Caximba; implementar, todas as medidas necessárias para adequar o lançamento de efluentes originados do Aterro Sanitário da Caximba aos limites impostos pelas licenças, normativos de gerência; instalar, sistema eficiente de tratamento do chorume do Aterro Sanitário da Caximba e instalar um sistema permanente de monitoramento compatível e eficiente para controlar os níveis e emissões dos efluentes líquidos tratados, bem como o controle dos níveis de poluição do solo, das águas superficiais e subterrâneas (lençol freático) da região de influência do aterro sanitário por indicadores biológicos que comprovem a qualidade e eficiência do sistema.

A divulgação da real situação do Aterro Sanitário da Caximba, com as determinações da sentença, bem como as etapas de seu cumprimento deverão ocorrer nos portais oficiais do Município da rede mundial de computadores, em local de fácil e gratuito acesso, mediante procedimentos objetivos e ágeis. Mesmo com recursos de apelação, já recebidos previamente na sentença, não há suspensão das determinações do julgado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo