Uma carga de 52 mil quilos de farinha de trigo vinda da Argentina para o Brasil foi apreendida na última quinta-feira (3) por auditores fiscais federais agropecuários, em Foz do Iguaçu (Oeste). A quantidade apreendida seria suficiente para fabricar um milhão de pães do tipo francês
O montante estava armazenado em duas carretas em 10,4 mil pacotes de 5 quilos de farinha de trigo, prontos para serem vendidos em supermercados. No produto, foi encontrada uma quantidade considerável de insetos e vestígios de roedores misturados com a farinha que seria utilizada para consumo humano.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
A farinha de trigo provavelmente teria como destino indústrias e panificadoras do Paraná e, depois de embalada, estaria disponível ao consumidor em estabelecimentos comerciais. Após a apreensão da carga, os insetos encontrados são enviados para laboratório para identificação da espécie.
"Se for constatado risco para a agricultura brasileira, a carga é imediatamente devolvida ao país de origem. Esta mercadoria apreendida será devolvida à Argentina e o exportador poderá optar pela sua destruição.O trabalho de inspeção e fiscalização feito aqui é tão criterioso que, se em uma análise for encontrado um pelo de rato, mesmo em pequena quantidade, misturado ao produto, toda a mercadoria fica impróprio para consumo", completou Tursi.