Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Noite clássica no Guaíra

Zeca Corrêa Leite - Folha do Paraná
16 nov 2000 às 10:40

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Depois de muito comprar gato por lebre o curitibano passou a entender que nem tudo que vem de fora é bom. Mas nesta noite, no Guairão, às 21 horas, a apresentação da Orquestra Filarmônica da Renânia, com o violoncelista Antonio Menezes, é realmente desses grandes momentos musicais de nível internacional. Bastaria o nome de Menezes para valer o preço do ingresso - meia-dúzia de vezes mais barato do valor cobrado em São Paulo -, sendo ele o mais célebre instrumentista da atualidade. Uma curiosidade: o brasileiro toca o mesmo instrumento que foi de Pablo Casals por 50 anos, um Matteo Gofriller de 1733.

Sob a regência de Theodor Guschlbauer a orquestra vai executar duas peças: o "Concerto para Cello e Orquestra em si menor, op. 104", de Antonin Dvorák, e a "Sinfonia nº 4 em Mi Bemol Maior" - Romântica, de Anton Brukner. Um roteiro preciso para uma grande noite, sem concessões para levantar platéias. A sessão é exclusivamente musical.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Orquestra Filarmônica da Renânia está comemorando 80 anos. Fundada em fevereiro de 1920, apresenta-se com regularidade nos principais festivais europeus, como os de Salzburgo, Viena, Dresden, Montreux-Vevey. Por ela passaram nomes estelares como o compositor e regente Richard Strauss; os violinistas Gidon Kremer, Yehudi Menuhin, Anne-Sophie Mutter; os pianistas Claudio Arrau, Marthha Argerich, Wilhelm Kempff e entre os cantores citam-se Maria Callas e Dietrich Fischer-Dieskau.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto


Com o grau de importância ostentado, naturalmente este é o grande concerto internacional do ano em Curitiba. O maestro que rege o espetáculo, Theodoro Guschlbauer, está há três na direção do corpo sinfônico, que conta com uma centena de músicos. Nascido em Viena há 61 anos, estudou piano e violoncelo antes de se dedicar à regência. Formou-se com os mestres Herbert von Karajan, Hans Swrowsky e von Metacic.

Publicidade


Entre as orquestras que regeu estão as maiores do mundo como a Filarmônica de Viena, a Sinfônica de Londres, a Orquestra de Paris, do Teatro Scala de Milão, a Santa Cecília, de Roma, a Filarmônica de Israel.


Menezes

Publicidade


Há mais de dez anos Antonio Menezes não se apresenta em Curitiba. Neste concerto ele executa uma peça que lhe abriu as portas para o estrelato mundial - a obra de Dvorák. Foi no Concurso Tchaikovsky, em Moscou, em 1982, quando ganhou a medalha de ouro. Ele tinha na época 25 anos. A essas alturas, porém, já era um músico de certo modo reconhecido. Foi descoberto pelo famoso violoncelista Antonipo Janigro, estudou em Dusseldorf e Stuttgart, e em 1977 ganhou o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Munique.


A consagração em Moscou possibilitou-lhe apresentar-se com a Filarmônica Berlin, regida por von Karajan; com a Sinfônica de Londres, a orquestra do Concertgebown, de Amsterdã, a Filarmônica de Nova York, a Sinfônica de Viena. Além de Karajan, atuou ao lado de maestros como Andre Previn, Claudio Abado, Ricardo Mutti e Mstislav Rostropovich - este, aliás, um dos maiores violoncelistas do século, e admirador confesso de Menezes.

Serviço: Orquestra Filarmônica da Renânia, com solo de Antonio Menezes. Hoje, às 21 horas, no Teatro Guaíra. Ingressos: R$ 35,00 (platéia), R$ 30,00 (primeiro e segundo balcões). Músicos terão desconto de 10%, com apresentação da carteira da OMB. Informações pelo fone (41) 200-1993.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo