O Norte e Noroeste do Paraná entraram em estado de alerta e atenção neste domingo (2) por causa da massa de ar quente e seca que elevou a temperatura na região. Além disso, o Simepar não prevê chuva para a próxima semana, o que deve manter a baixa umidade relativa do ar.
Em Londrina, o Simepar registrou 23% de umidade relativa do ar e em Maringá, o número chegou aos 17% neste domingo. Segundo o meteorologista, Lizandro Jacóbsen, o estado é considerado de alerta quando o número está abaixo dos 20%, situação atual de municípios do Norte e do Noroeste do Estado. "Acima a situação é de atenção. Quando a umidade relativa do ar fica abaixo dos 12%, o estado é de emergência", explicou.
Ele adiantou que devido a escassez de chuvas prevista para os próximos dias, a situação de tempo seco e baixa umidade relativa do ar deve ser mantida durante a semana. Jacóbsen lembrou que a frente fria, que passou rapidamente pelo Estado na última terça-feira (28) ajudou a melhorar os índices, no entanto, o clima voltou a ficar seco apesar das chuvas passageiras.
Leia mais:
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
A umidade relativa do ar abaixo de 30% já é considerada prejudicial à saúde, principalmente para pessoas que têm doenças respiratórias.