A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) iniciam nesta quarta-feira (12), em Jacarezinho, Norte Pioneiro, o recolhimento de 11 mil tambores de tintas e solventes químicos estocados de forma inadequada no município. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 180 dias. A empresa responsável pela remoção trará todos os resíduos químicos para serem co-processados - destinação ambientalmente correta em fornos de cimento - em Curitiba.
A autorização para o recolhimento do material – que pode causar danos ao meio ambiente e a saúde pública - foi uma das primeiras medidas do presidente do IAP, Tarcísio Mossato Pires.
Os produtos estão armazenados em um antigo depósito da empresa Resicor / Resimater – que tinha licença ambiental para operar na reciclagem de resíduos químicos, porém por atuar em desacordo com a legislação, entrou em concordata e foi interditada. Desde então, os órgãos ambientais e o poder judiciário buscam uma solução para retirada dos resíduos do local.
Leia mais:
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Estão sendo investidos cerca de R$ 3 milhões na retirada e transporte dos resíduos (com AEN).