Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O fôlego multicriativo de Alexandre Nero

Redação - Folha do Paraná
21 ago 2001 às 20:09

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em ritmo acelerado de produção, o cantor e compositor Alexandre Nero está envolvido em vários grandes projetos. Poucos dias após lançar o seu CD solo, "Maquinaíma", produzido por Paulo Brandão, o artista se dedica agora aos arranjos musicais do espetáculo "Aladim e a Lâmpada Maravilhosa", de Maurício Vogue, com estréia prevista para o mês de outubro, além de ensaiar o musical "As Loucas e os Lazarentos", de Chico Buarque, dirigido por Enéas Lour, que fará a sua estréia no próximo mês.

Além disto, como vocalista, violonista e percussionista do Grupo Fato, Nero está enclausurado com o restante da banda, escolhendo repertório e definindo arranjos para o 4º CD. "De todos os meus projetos atuais, posso dizer que este é o mais importante", comenta o artista. O disco tem previsão de lançamento para o início de 2002 e deverá ser todo acústico. "Ele terá uma estética diferente e revelará nossos estudos sobre novos instrumentos musicais", adianta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O terceiro disco do Fato, "Oquelatá Quelateje", já foi apresentado em turnê nacional por boa parte do País, esgotou a sua primeira tiragem de cópias (está prestes a lançar a segunda) e foi premiado com o troféu Saul Trumpet.

Leia mais:

Imagem de destaque
O golpe tá aí...

Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'

Imagem de destaque
Em 177 colégios

No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta

Imagem de destaque
Pedido não foi acatado

Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega

Imagem de destaque
Edição 2025

Unespar aplica provas do vestibular neste domingo


Empolgado com tudo o que faz, Nero explica que a concepção do disco "Oquelatá Quelateje" aconteceu simultaneamente a do seu CD solo recém-lançado, há três anos. "Por isso, preferi guardar "Maquinaíma" na gaveta e lançá-lo no momento certo", explica.

Publicidade


Em sua avaliação, o tempo de gestação foi perfeito e o CD saiu exatamente como ele queria. "Estou muito satisfeito com o resultado final e também com o retorno que tenho tido da crítica e do público". Vale lembrar que Nero não lançava um disco-solo há seis anos, desde "Camaleão".


Com o impulso da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e tiragem inicial de duas mil cópias, "Maquinaíma" apresenta em suas 14 faixas ritmos diversos aliados à sonoridade eletrônica e brincadeiras cênicas. Além de participações de personagens tipicamente curitibanos, como Hélio Leites e Alice Ruiz, o CD têm claras influências de músicos como Lenine, Tom Zé e Arnaldo Antunes.

Publicidade


Ao lado de Nero, "Maquinaíma" conta com os músicos Ricardo Ô Rosinha (percussão), Vina Lacerda (percussão), Carlinhos (percussão), Léo Maristi (baixo) e Gilson Fukushima (guitarra).


Outro projeto atual que o empolga é a adaptação das canções de Fábio Adoniran para o espetáculo infantil "Aladim e a Lâmpada Maravilhosa", de Maurício Vogue. Ao lado de Nero, neste trabalho, está o músico Gilson Fukushima. "É um trabalho diferente, porque a música é encomendada e eu preciso buscar referências junto ao tema proposto pela peça", explica. Ele fez trabalho semelhante, recentemente, no espetáculo "Menino Rei", também de Maurício Vogue.

Eclético, Nero se prepara ainda para a estréia de "As Loucas e os Lazarentos", cujos ensaios já estão acontecendo. Sua atuação será como músico. O espetáculo cênico-musical tem letras de Chico Buaque, direção musical de Rosi Greca e adaptação e direção de Enéas Lour. "As músicas serão interpretadas ao vivo".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo