Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Na RMC

OAB denuncia superlotação em Casa de Custódia no PR

Rodrigo Batista - Redação Bonde
07 nov 2012 às 17:26

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR) considerou precárias as condições em que cerca de 1,5 mil presos são mantidos na Casa de Custódia de Piraquara – antigo Centro de Triagem, que fica na região metropolitana de Curitiba. A Comissão fez a vistoria na terça-feira (7).

O local, que era administrado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR), passou para a coordenação da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (Seju) no último dia 1° de outubro deste ano. O local tem capacidade para 500 presos, mas comporta 1,5 mil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OABPR, Isabel Kugler Mendes, o maior problema está nas celas modulares, que são semelhantes a containers. Ela afirma que a cela não possui iluminação ou ventilação, o que tornaria difícil a permanência de uma pessoa nessas condições em dias de frio ou calor. "É uma coisa desumana. São muitas pessoas em um espaço exíguo".

Leia mais:

Imagem de destaque
Para a próxima temporada

Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores

Imagem de destaque
LOA 2025

Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná

Imagem de destaque
Alternativa sustentável

Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável

Imagem de destaque
Oportunidade

Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas


A vice-presidente do órgão também afirma que, durante a vistoria, que foi realizada após denúncias recebidas pela comissão sobre a condição do local, os membros do órgão perceberam que os presos estavam muito agitados. "Eles estão muito estressados e gritam sempre, porque não tem distração, nem banho de sol". A Comissão ainda vai encaminhar um relatório para a direção da OABPR.

Procurada, a Seju informou que assumiu a pouco tempo o local e que, ainda no mês de outubro, já houve a inspeção no local para que sejam colocadas instalações elétricas nas celas modulares. As celas devem receber luz elétrica ainda neste mês de novembro. A Secretaria ainda disse que o problema da superlotação é uma questão antiga em todo o estado e que isso será resolvido paulatinamente, com a ampliação e construção de presídios.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo